OAB MARCA PRESENÇA NA POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO TJSE

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, compôs a mesa virtual na solenidade de posse do ex-presidente da OAB/SE, o desembargador Edson Ulisses de Melo, como presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe. A nova Mesa Diretora do TJSE para o biênio 2021-2023 foi empossada no final tarde desta segunda-feira, 1° de fevereiro, em uma solenidade híbrida, com transmissão pelo canal do TJSE no YouTube, com o objetivo de manter o distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus. Assumiram a nova gestão os desembargadores Edson Ulisses de Melo, presidente; Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos, vice-Presidente; e Diógenes Barreto, corregedor-Geral da Justiça.

Segundo, o presidente Inácio, o desembargador Edson Ulisses acumulou ao longo da sua história experiências e conhecimentos que certamente irão auxiliar decisivamente na condução da presidência do tribunal, notadamente, o seu comprometimento histórico e institucional com o respeito às prerrogativas da advocacia e sua dignidade, bem como as suas posições democráticas, vanguardistas e cidadãs serão refletidas em sua gestão, impedindo o aviltamento profissional.

“Para a advocacia sergipana, a posse do Desembargador Edson Ulisses como presidente do tribunal representa o coroamento de uma história dedicada ao Direito e a Justiça, com uma simbologia e significado especiais tanto para a OAB/SE quanto para a advocacia sergipana, já que o Dr. Edson Ulisses foi presidente da Ordem e ocupou diversos cargos institucionais importantes e se tornou desembargador pelo Quinto Constitucional. Esperamos que essa gestão possa estreitar ainda mais os laços de cooperação entre o Poder Judiciário e a advocacia, na qualidade de indispensável à administração da justiça. ”

Advindo do seio da advocacia, pela via democrática do Quinto Constitucional, que tem a precípua função de oxigenar os tribunais e materializar o mandamento constitucional da indispensabilidade da advocacia na administração da justiça, a posse do desembargador Edson Ulisses na presidência do Tribunal de Justiça do Estado, num momento delicado como o atual, representa na avaliação de Inácio a esperança do alargamento do canal de diálogo entre as instituições na direção de avanços para os jurisdicionados.

Em seu discurso de posse, o desembargador Edson Ulisses agradeceu a conduta do desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, que deixou o cargo e fez elogios ao trabalho da gestão anterior. “Esperamos continuar com o mesmo afinco, objetivando êxito cada vez maior do Poder Judiciário sergipano, devendo destacar o comportamento atencioso e a presteza da equipe de transição nomeada pelo presidente Desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, permitindo acesso a informações e a documentos necessários ao pleno conhecimento e à elaboração dos planos de governança da nova Mesa Diretora”, disse o presidente do TJSE empossado.

Histórico

O desembargador Edson Ulisses nasceu em Porto da Folha, no dia 24 de agosto de 1948. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe, em 1975, e pós graduou-se em Direito Público e Direito Processual Civil pela Universidade Tiradentes. Ocupou cargos públicos importantes, como procurador Geral do Estado de Sergipe e chefe da Assessoria Jurídica do Banco do Nordeste.

No âmbito institucional, construiu uma longa e fecunda carreira nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil – até ser empossado como desembargador ocupando a vaga do Quinto Constitucional do Tribunal de justiça, reservada para a advocacia – tendo sido presidente e também vice-Presidente da OAB Sergipe e conselheiro Federal da OAB, por três mandatos. Foi também presidente de importantes Comissões Nacionais do Conselho Federal da OAB: Direitos Humanos, Combate à Violência, Seguridade Social e Estudos da Legislação Processual. Na seccional sergipana, presidiu as comissões de Exame de Ordem e Prerrogativas.

Em 4 de abril de 2008, o ex-presidente da Ordem Edson Ulisses encabeçou a lista sêxtupla da eleição realizada pela OAB/SE; compôs a lista tríplice, escolhida pelo Pleno do TJSE, no dia 28 do mesmo mês; e, no mesmo dia, foi nomeado Desembargador pelo então Governador do Estado, Marcelo Déda. Tomou posse no TJSE em 12/05/2008, onde foi vice-Presidente e presidente da Câmara Criminal.

Foi professor do Curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes e na Escola Superior de Advocacia da OAB/SE. Além de ministrar cursos e palestras jurídicas.

É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM).

Na condição de ex-presidente, é Membro Honorário Vitalício do Conselho Seccional da OAB/SE.