Diretor geral da ESA faz balanço positivo das ações realizadas em 2020 e fala do planejamento para este ano

O diretor geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Kleidson Nascimento dos Santos, realizou um balanço positivo das atividades desenvolvidas pela instituição no ano de 2020. Segundo ele, apesar de ter sido um ano desafiador, em razão da pandemia da Covid-19, foi um período em que a ESA conseguiu colher inúmeros bons frutos.

“Seja antes da pandemia, quando a gente ainda conseguiu realizar cursos presenciais na capital e no interior, seja durante a pandemia de 2020, quando a gente conseguiu produzir muito mais. Tivemos eventos de exposição das mudanças para a advocacia nesse período, abordando as sessões de julgamentos virtuais, as audiências virtuais; tivemos eventos também de comunicação com a comunidade de advogadas e advogados sobre todas as mudanças que a advocacia passou neste período; bem como tivemos eventos de instrução do uso das ferramentas eletrônicas de trabalho da advocacia como o PJe, o PJe-Calc no âmbito da Justiça do Trabalho, e também fizemos cursos específicos para o ano que a gente vivia”, disse.

De acordo com Kleidson Nascimento, como foi um ano eleitoral, a ESA promoveu treinamentos em Direito Eleitoral para a advocacia, além de outros inúmeros eventos não só voltados para as áreas técnicas, mas também de gestão, como palestra sobre investimentos para a advocacia.

Cursos

Segundo ele, em 2020 a ESA promoveu 37 cursos, sendo 11 presenciais, quatro telepresenciais e 22 totalmente on-line, atingindo 1.945 participantes. Kleidson informou ainda que a ESA inaugurou um novo formato de evento, que foi a Live ESA, realizada todas as quintas-feiras. “As lives tinham temas específicos para manter a advocacia ligada nas nossas redes sociais. Foram ao todo 18 lives, com a participação média de 250 expectadores em cada uma, chegando a uma média total de 4.495 expectadores”, revelou.

O diretor geral avaliou os números como extremamente positivos e o resultado faz com que a Diretoria da ESA possa planejar 2021 dentro dessa realidade, que foi tão nova, que surpreendeu a todos, mas que também permitiu planejar novos eventos híbridos, de participação presencial, telepresencial e on-line para este ano. Segundo ele, o público já está mais habituado a estes formatos.

Desafios

Conforme o diretor geral da ESA, os desafios para 2021 são enormes. Ele informou que, como meta de finalização desta gestão, a Diretoria da ESA vai cumprir o planejamento. “A gente inicia com o Curso de Ingresso à Advocacia, o primeiro irá se realizar de 23 a 25 de fevereiro”, disse.

Além disso, Kleidson informou que já existem palestras programadas para esse primeiro semestre tanto na seara do Direito do Consumidor como na área Tributária e nos Juizados Especiais, que já estão planejadas e logo serão divulgadas, com inscrições abertas, pelo site da Escola.

Ele revelou ainda que, nos cursos híbridos, para quem optar pela modalidade presencial, haverá a participação de um público reduzido nas instalações da ESA. “Como o curso é misto, há a possibilidade de participação on-line”, afirmou.

Este ano, os cursos promovidos pela ESA terão uma nova plataforma de inscrições. “Será um novo espaço da aluna e do aluno ESA. O nosso site será totalmente reformulado, com uma nova forma de comunicação, com novo layout e um novo espaço para inscrições e divulgação de eventos. É só aguardar que teremos muitas novidades para este ano”, garantiu.

Virtualização

A OAB como um todo se adaptou a esse momento e está virtualizando os serviços. “Em breve, todos os nossos serviços estarão virtualizados e poderão ser obtidos a distância, inclusive os certificados, que eram tradicionalmente emitidos de forma física e passarão a ser entregues eletronicamente, sem que o participante precise se deslocar até a sede da Escola. Tudo isso traz segurança, traz a tecnologia a nosso favor e possibilita a modernização da Escola”, disse.

Kleidson destacou também que o público da ESA é cativo e permaneceu participando dos cursos virtuais mesmo com a pandemia. “Durante 2020, oferecemos cursos de pós-graduação em parceria com a Escola Superior de Advocacia Nacional e também tivemos parcerias com bibliotecas. Nós oferecemos material de pesquisa jurídica para toda a advocacia, com a parceria que tivemos com a Editora Juruá”, relatou.

Ele disse ainda que, em meio a tantas dificuldades, a Escola teve a oportunidade de evoluir sobremaneira no ano de 2020.

Palestrantes

Com o uso da tecnologia e a necessidade de fazer cursos a distância e eventos on-line, a ESA pôde trazer palestrantes de todo o Brasil para os seus tradicionais cursos e eventos maiores, como o I Congresso Digital da OAB/SE, realizado no mês de agosto.

“Palestrantes de renome, pessoas altamente especializadas em suas áreas e o que o público sergipano pôde aproveitar de suas falas e experiências, ao vivo, sem ter a necessidade de comparecer a um auditório. Isso é um grande ganho para todos e a Escola não poderia deixar de aproveitar esse momento”, enfatizou.

Kleidson afirmou que novas parcerias já estão sendo estabelecidas para este ano. “Temos cursos planejados de março a maio e, provavelmente, se em junho já tivermos condições, voltaremos a fazer os cursos presenciais híbridos”, pontuou.