OAB credencia 36 novos advogados e advogadas

A manhã desta quarta-feira, 3, foi de muita emoção para os 36 novos advogados e advogadas que receberam as credenciais no Plenário da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE). A solenidade de entrega de credenciais contou com a participação da Diretoria e de conselheiros seccionais.

Em razão da pandemia do Coronavírus os pais, familiares e amigos dos novos advogados e advogadas não puderam participar da cerimônia presencialmente, mas acompanharam a transmissão realizada pelo canal da OAB no YouTube (www.youtube.com/oabse).

Na abertura da solenidade, o presidente da OAB, Inácio Krauss, saudou os novos colegas e desejou boas-vindas. Ele lamentou a ausência dos familiares e amigos dos advogados e advogadas, que por causa do aumento de casos da Covid-19 não permitiu a realização de uma solenidade que contemplasse a presença de todos. “A gente lamenta a não participação dos familiares porque sabemos que eles foram essenciais na caminhada de cada um de vocês”, afirmou.

O presidente disse ainda que a advocacia não é uma profissão melhor nem pior do que todas as outras, mas o advogado tem uma responsabilidade a mais porque tem uma profissão que não fica limitada apenas ao seu exercício. “Nós temos uma responsabilidade social e por estar citada na Constituição essa responsabilidade se torna ainda maior”, pontuou.

Ele ressaltou também a importância do compromisso. “Se vocês saírem daqui da OAB com esse compromisso e leva-lo para o resto das suas vidas profissionais com certeza serão excelentes advogados e advogadas. A advocacia deve ser exercida com dignidade como vocês prometeram aqui. Não se pode fazer da advocacia comércio. Nós temos um papel social e devemos defender a Constituição, a democracia e os direitos humanos. Parabéns! Sejam bem-vindos!”, salientou.

Saudação

O conselheiro Seccional e professor Rivaldo Salvino fez a saudação aos novos colegas. Em seu discurso, ele revelou que hoje os novos advogados e advogadas selaram um compromisso dos maiores que a OAB enfrentou no que diz respeito a certeza do que queriam fazer. “A certeza de que abraçariam esta profissão ou de que tinham uma pequena vontade e um desejo que não cessou durante cerca de oito a dez meses. Vocês merecem muitos e muitos aplausos porque foram de uma incessante vontade e são e serão capazes de enfrentar quaisquer obstáculos que apareçam na vida de vocês. Vocês foram guerreiros e guerreiras que disseram este é o meu sonho, este é o meu desejo e agora cabe a cada um de vocês honrá-lo”, afirmou.

Assista a cerimônia completa acessando o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=UuxBwxBq0sY

Compromisso

A advogada Mariana da Silva Santos foi a juramentista da turma. E a advogada Beatriz dos Santos Bittencourt a oradora. “Não poderia deixar de parabenizar meus colegas os quais tive a oportunidade de conviver durante todo esse período. Só a gente sabe o quanto foi difícil passar toda essa pandemia e mesmo assim ter sanidade mental e chegar na prova e fazer o que tinha que ser feito”, revelou Beatriz. Ela disse ainda que a advocacia tem espaço para todo mundo e que para isso basta segui-la com ética e de forma respeitosa que o sucesso vem. “Acredito que daqui sairão não simples advogados, mas advogados que possuem uma empatia enorme e uma resiliência fora da curva. É uma vitória e temos que celebrar”, ressaltou.

A jovem advogada Tarciele de Lima e Silva disse que para ela a solenidade de entrega de carteiras é um momento de muita emoção. “Foram cinco anos de luta árdua, de muito estudo, de muito sacrifício, por isso é um momento único, especial e marcante. Valeu muito a pena todo esforço e todo o caminho percorrido para chegar até aqui e receber essa tão sonhada carteira da OAB”, afirmou.

O advogado Douglas Santos Lima revelou que se sentiu muito lisonjeado ao participar da solenidade. “É uma conquista muito grande tanto para mim como para todos os meus colegas. Foi um ano difícil, mas graças a Deus conquistamos nossos objetivos e agora é seguir, lutar e exercer a advocacia. Se Deus quiser vai dar tudo certo”, enfatizou.

As fotos da solenidade estão disponíveis no Facebook da OAB/SE.