“A advocacia tem função social vital: a defesa da Constituição e dos direitos humanos”, diz presidente da OAB/SE

Durante a solenidade de compromisso de novos advogados e advogadas, realizada na tarde da quarta-feira, 03, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Inácio Krauss, discursou sobre a função social da advocacia, intrinsecamente ligada à defesa do cidadão.

“A partir de hoje vocês fazem parte da OAB, o palácio da cidadania. A nossa profissão está intrinsecamente ligada ao direito do cidadão e da cidadã. Nós temos uma função social essencial, que é a defesa da Constituição, do Estado Democrático e dos direitos humanos”.

Inácio afirmou a necessidade de os novos profissionais exercerem a advocacia com dignidade, observando a ética e os deveres constitucionais. “Quando recebemos a carteira, prometemos defender os direitos humanos e Constituição. Sempre levem com vocês esse compromisso”.

A cerimônia ocorreu no plenário da entidade e foi transmitida pelo Youtube. Participaram do evento, o diretor-tesoureiro da OAB, David Garcez; a presidente da CAA/SE, Hermosa França; a conselheira seccional, Isabelle Santiago; e o procurador-geral da Ordem, Luciano Almeida.

Isabelle foi a responsável por proferir a mensagem de boas-vindas aos jovens advogados. Em seu discurso, ela ressaltou a responsabilidade de exercer a profissão. “Vocês vão fazer história a partir de agora. Lutamos pela máxima aplicação da lei. É uma responsabilidade gigante”.

A juramentista na solenidade foi Gabriela Nascimento Ferreira e o orador da turma foi Gabriel Fernandes Vieira Silva. Em sua fala, Gabriel ressaltou a sensação de um sonho realizado. “A gente passou por muita coisa até chegar aqui. Demos o nosso melhor para isso”, disse.

“Quero ressaltar a importância da nossa classe, que já vem da própria palavra: advogado, que vem do latim ‘socorrer’. Então vamos fazer nosso papel muito bem feito e que sejamos todos bem-vindos à essa instituição que está de portas abertas para todos”, considerou Gabriel.

Assista a cerimônia completa acessando o player abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=l-8eF9runcw