OAB entrega 34 novas carteiras para advogados e advogadas

Esta semana foi marcada pela entrega de credenciais a novos advogados e advogadas na Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE). Em três dias de realização das solenidades de compromisso foram entregues 176 novas carteiras. Somente na manhã desta quinta-feira, 4, um total de 34 jovens advogados receberam as credenciais.

A cerimônia que ocorreu no Plenário da instituição e foi transmitida pelo canal da OAB no Youtube (www.youtube.com/oabse) foi de muita alegria e emoção para os novos advogados e advogadas. Participaram presencialmente do evento, a Diretoria da OAB, a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Hermosa França, o coordenador da Escola Superior de Advocacia (ESA), Luís Felipe, o secretário-geral do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Raphael Carvalho, e integrantes de Comissões Temáticas.

Na abertura da solenidade o presidente Inácio Krauss deu as boas-vindas aos novos colegas. Ele justificou que as turmas tiveram que ser divididas em razão da pandemia do novo Coronavírus. “Por causa da pandemia tivemos que dividir as turmas, entregamos uma média de 35 a 36 carteiras nos turnos da manhã e tarde das últimas terça e quarta-feira, e hoje pela manhã, totalizando quase 180 novos colegas e novas colegas que foram aprovados na 2ª fase do XXXI Exame de Ordem”, afirmou.

Inácio Krauss lamentou a ausência dos pais, familiares e amigos dos novos advogados e advogadas na solenidade. “Queremos abraçar a todos que nos assistem nessa transmissão ao vivo porque foi a forma que encontramos para compartilhar essa solenidade com os familiares dos futuros advogados e advogadas. Sabemos que os familiares foram peças fundamentais nessa caminhada de vocês que começou desde o vestibular, passou pelos cinco anos de faculdade e pelo Exame de Ordem. “Parabéns, vocês também fazem parte dessa vitória dos colegas advogados e advogadas”, ressaltou.

O presidente também falou da importância do Exame de Ordem e conclamou a sua defesa. “Defendam o Exame de Ordem porque ele é um instrumento de segurança para a sociedade”, disse, ao parabenizar a todos que foram aprovados no exame e que hoje receberam as suas credenciais.

Saudação

O diretor-tesoureiro da OAB/SE, David Garcez, disse que se sentia honrado em fazer a saudação aos novos colegas. Em seu discurso, ele disse que sabe o quanto foi difícil a chegada desse momento para os novos advogados e advogadas. “Sabemos da luta que vocês travaram para poder chegar até esse momento. A luta pelo direito de advogar vai ser algo que vocês terão que levar em toda a carreira. Não vai ser fácil, mas vai ser prazeroso. A vida do advogado é essa, é uma vida de luta, da luta pela justiça, através do Direito, como operadores do Direito, mas nem sempre o direito está ao lado da justiça”, disse.

David ressaltou ainda que a Constituição Federal não deu ao advogado a advogada a indispensabilidade de fazer justiça. “A luta pela justiça tem o valor muito maior do que o interesse pessoal do advogado, do que o interesse monetário. Todos vocês aqui têm um compromisso com a justiça, algo que é coletivo e não nos pertence individualmente”, revelou.

Ele conclamou também para que os jovens nunca percam o sentido real do papel constitucional e histórico que o advogado tem perante a sociedade.

Assista a cerimônia completa acessando o player abaixo:

Compromisso

O advogado Rivaldo Rodrigues de Oliveira foi o juramentista da turma. E a advogada Valentina Lelis Guimarães a oradora. “Foi uma caminhada muito difícil, vários adiamentos da prova, uma angústia para saber se ia acontecer ou não, mas enfim conseguimos e fomos muito vitoriosos por estarmos aqui. Estamos representando uma carreira muito bonita, tendo como prerrogativas os direitos de todos os cidadãos, e como gladiadores vamos lutar para conseguir a justiça para todos. Queria agradecer em nome de todos”, enfatizou Valentina.

A advogada Priscila da Anunciação Santos Araújo disse que para ela a solenidade entrega de credenciais foi um momento muito importante. “É mais uma conquista para mim e para todos que estão aqui. Devido a pandemia atrasou um pouco, mas tudo acontece no tempo de Deus e eu estou muito grata por esse dia, sinto-me muito feliz e realizada”, afirmou.

O advogado Thullyo Fernando Oliveira dos Santos, disse que este foi um ano histórico para quem foi aprovado no Exame de Ordem. “Esta solenidade foi a coroação de uma verdadeira luta, de uma batalha. Estou muito feliz, só tenho gratidão a Deus, a minha família e a todo mundo que proporcionou isso para mim, especialmente ao professor Rivaldo Salvino, que foi meu mestre durante todo esse caminho”, ressaltou.

As fotos da solenidade estão disponíveis no Facebook da OAB/SE.