Carreira e Maternidade Prerrogativas da Advogada Gestante e Lactante será tema de debate no Painel 3 da Conferência Estadual da Mulher Advogada

A Conferência Estadual da Mulher Advogada debaterá no próximo dia 24, às 17, o tema “Carreira e Maternidade Prerrogativas da Advogada Gestante e Lactante”.  A temática integra o Painel 3, que tem como moderadoras a coordenadora do GT Saúde da Mulher da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (CDDM-OAB/SE), Andrea Karine Goes, e a conselheira seccional Gabriela Anete de Oliveira Brasil.

Também participam como palestrantes do Painel, a conselheira federal da OAB/DF e presidente de honra da Comissão Nacional da Jovem Advocacia do CFOAB, Daniela Teixeira; e a coordenadora do GT Mulher e Participação Política da CDDM-OAB/SE, Niully Campos.

A moderadora Gabriela Brasil, 35 anos, advogada militante há 12 anos e mãe de um menino de 4 anos chamado Cauê, disse que o tema do Painel Carreira e Maternidade Prerrogativas da Advogada Gestante e Lactante é tão caro para as colegas advogadas e tão visceral para ela que sente na pele as dificuldades de conciliar a maternidade com a advocacia. “Estou muito feliz em poder participar da II Conferência da Mulher Advogada da OAB/SE, especialmente porque serei moderadora desse Painel”, afirma.

Segundo Gabriela, as palestrantes Dra. Daniela Teixeira e Dra. Niully Campos são mulheres incríveis que vão falar perfeitamente sobre o tema porque viveram na pele questões importantes e históricas sobre a combinação da profissão com a maternidade.

A palestrante e coordenadora do GT Mulher e Participação Política da CDDM-OAB/SE, Niully Campos, disse que dialogar sobre maternidade e prerrogativas da advogada gestante e lactante é fundamental para o avanço do protagonismo da mulher na Advocacia. “A mulher contemporânea, que avançou para o espaço público, ainda não divide com equidade os desafios do espaço privado. No contexto da pandemia, os desafios da relação entre o particular e profissional foram sentidos com maior intensidade pelas mulheres, que ainda aparecem em maioria como responsáveis exclusivas pelas tarefas do cuidado. Compreender as demandas, dar voz às mulheres, desconstruir padrões patriarcais, garantir respeito às prerrogativas, garantir condições de exercício profissional com saúde física e mental para as advogadas são demandas emergenciais”, ressalta.

Sobre a Conferência

A II Conferência Estadual da Mulher Advogada – Mulheres Advogadas: Superando Desafios será realizada nos próximos dias 24 e 25 de março. Realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) e com a Escola Superior de Advocacia (ESA), o evento acontece de forma virtual, com transmissão ao vivo através do canal da OAB no YouTube (www.youtube.com/oabse). As inscrições são gratuitas e com certificação pela ESA e estão sendo realizadas on-line no endereço eletrônico da Escola Superior de Advocacia.