Em alusão à Campanha do Laço Azul, webinário da OAB/SE fala sobre maus-tratos de crianças e adolescentes

Nesta quarta-feira, 14, em alusão à Campanha do Laço Azul, o webinário realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através da Comissão de Infância, Adolescência e Juventude, colocou em foco aspectos relativos aos maus-tratos de crianças e adolescentes.

A campanha de prevenção acontece mundialmente em abril e teve início em 1989, nos Estados Unidos, quando Bonnie W. Finney amarrou uma fita azul à antena de seu carro, lamentando os trágicos maus-tratos parentais aos seus netos, que levou um deles à morte.

A Organização Mundial de Saúde define maus-tratos às crianças como todas as formas de lesão física ou psicológica que resultam em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, para sua sobrevivência, seu desenvolvimento ou sua dignidade: abuso sexual, negligência, etc.

Ao dar início ao webinário sobre o tema, a presidente da Comissão de Infância, Adolescência e Juventude da OAB/SE, Acácia Lelis, elucidou que o evento é alusivo à campanha e esclareceu a origem do movimento mundial, ressaltando a imprescindibilidade de disseminar o assunto.

“Apesar de ser uma campanha que acontece em abril, ela deve ser permanente. Temos uma história recorrente de violação dos direitos de crianças e adolescentes; sabemos que a sociedade tem uma cultura da pedagogia através da violência. Isso precisa ser desconstruído”.

Em uma abordagem multidisciplinar, foram palestrantes no evento a doutora em psicologia, professora e especialista em psicologia jurídica, Fernanda Hermínia; e a assistente social, mestre em Serviço Social e especialista em Direitos Infanto-Juvenis, Ana Caroline Trindade.

Assista o webnário através do link: https://www.youtube.com/watch?v=z-nmvHJLPzg