OAB/SE ressalta prazo para adesão à campanha “Destinar 2021”, prorrogado para 31 de maio

Na reunião ordinária do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, realizada nesta segunda-feira, 26, o presidente da entidade, Inácio Krauss, ressaltou o prazo para adesão à campanha “Destinar 2021”, que foi prorrogado para 31 de maio deste ano.

Realizada pelo Governo de Sergipe, a campanha conta com a parceria da OAB/SE, da Prefeitura de Aracaju, do Tribunal de Contas, do Ministério Público Federal em Sergipe, do Ministério Público de Sergipe, do Sindifisco, do Ministério Público do Trabalho e do TRT20.

A mobilização visa incentivar a sociedade a destinar parte do Imposto de Renda para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e para o Fundo dos Direitos do Idoso. Com o prazo para declaração do IR prorrogado, o prazo para adesão à campanha também foi estendido.

Presente à reunião ordinária, a vice-governadora, Eliane Aquino, falou detalhes da campanha e reafirmou seu potencial. “Até agora já arrecadamos 700 mil, ainda há um potencial enorme e o que falta é conhecimento sobre a ação. Por isso essa visibilidade aqui é tão importante”, disse.

Também falaram na oportunidade, Glícia Salmeron, presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente; Acácia Lelis, presidente da Comissão de Infância, Adolescência e Juventude; Vanderson Melo, presidente do Conselho Regional de Contabilidade; e Marlton Caldas de Souza, delegado da Receita Federal em Sergipe.

Sobre a mobilização

A campanha está sendo promovida pelo Governo do Estado, por meio da vice-governadoria, pela Receita Federal, pelo Conselho Regional de Contabilidade e pela Prefeitura de Aracaju. A destinação é simples e pode ser feita por quem optar o pelo modelo completo da Declaração.

Para orientar a população, a Campanha criou o site www.destinar-se.com.br. Nele, os cidadãos poderão acessar um vídeo com o passo a passo de como proceder para realizar a destinação no momento em que fizer sua declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.

O cidadão ou cidadã que tem imposto a pagar ou a restituir pode destinar até 3% do valor para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e/ou 3% para o Fundo dos Direitos do Idoso, totalizando até 6% do IRPF. A mobilização já foi realizada nos anos de 2019 e 2020.

Resultados

Em 2020, os Fundos receberam por meio da Destinação do Imposto de Renda o montante de R$ 731.021,92 e, em 2019, foi arrecadado o valor R$ 524.507,76. Além da destinação ao Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, também foram beneficiados 18 municípios.

Desde o início da Campanha Destinar, somente a capital sergipana arrecadou o valor de R$ 3.285.636,55, sendo R$ 2.309.604,72 para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e R$ 976.031,83 para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI).

Por meio das doações, os recursos foram aplicados em oito instituições no FMDCA: Associação Beneficente Santa Terezinha do Menino Jesus; Instituto Pedagógico de Apoio a Educação do Surdo de Sergipe; Instituto Banese; Ciras; Ibem; Projeto Esperança; GACC; e Oratório de Bebé.

No FMPI, as destinações foram aplicadas no Same para execução do projeto “Idosos vivendo com qualidade de vida”, que possibilitará reforma na cozinha da entidade e instalação da energia solar fotovoltaica. Segundo o Governo do Estado, as obras estão em andamento.