Expositores sergipanos abordam aspectos sobre justiça restaurativa

Nesta quinta-feira, 06, o evento online idealizado pela Comissão de Apoio à Advocacia Dativa da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, reuniu dois expositores do Estado para abordar aspectos da justiça restaurativa. O encontro virtual foi transmitido pelo Youtube.

Com mediação de Kim Noronha, presidente da Comissão, o evento contou com as exposições de Haroldo Luiz Rigo e Tatiany Nascimento. Além de esclarecerem sobre justiça restaurativa e círculos de construção de paz, os expositores e facilitadores demonstraram técnicas utilizadas em um círculo.

A primeira ministrante da ocasião foi Tatiany Nascimento, juiz titular da 2ª Vara Cível de Estância. Segundo a palestrante, a melhor forma de entender a justiça restaurativa é vivenciando-a. “Por isso resolvemos fazer dessa live algo prático, realizando um círculo de construção de paz”.

“A justiça restaurativa é um modo de vida. Não adianta os facilitadores de círculo promoverem práticas restaurativas e, no âmbito pessoal, não agirem da forma como agem no círculo”, disse. Para ela, a justiça restaurativa significa coragem – sobretudo, de quebrar paradigmas.

Em seguida, em sua fala, Haroldo Rigo, juiz titular da Comarca de Carira, abalizou ter em seu coração um sentimento forte de esperança “de que o sistema de justiça consiga dialogar com a sociedade local e com a rede para, em coletivo, construir soluções”.

“A infância me ensinou a trabalhar com articulação da rede e me trouxe capacidade de ver que era possível fazer diferente, mas com limite de alcances. A justiça restaurativa me trouxe a certeza de que ela propicia espaços de diálogo e de ampliação dessa rede”, disse Haroldo.

Ao final do evento, Kim Noronha enalteceu a importância do encontro. “Esse círculo despertou a imprescindibilidade de ler, estudar e entender a justiça restaurativa. Esse encontro traz o despertar de que, sem meios alternativos de solução de conflitos, nós não sairemos do lugar”.

Para conferir o evento completo basta acessar: https://youtu.be/pHwJY-0hsCc