OAB/SE dá início ao Curso Básico de Libras

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), deu início no dia 17 ao Curso Básico de Libras. Com duração total de 3 meses, as aulas acontecerão duas vezes por semana (segundas e quintas), das 19h às 21h, através da plataforma Zoom.

O curso ministrado pela professora Isabel Dórea aborda em seu conteúdo o alfabeto, os números e cumprimentos/saudações, familiares e cores, verbos, calendário e hora, expressões interrogativas e pronomes, objetos em geral, animais, alimentação e bebidas, substantivos abstratos/sentimentos, objetos da casa e meios de transporte, antônimos e adjetivos, profissões e meios de comunicação, locais, Estados do Brasil e música em Libras.

Na aula inaugural, o diretor geral da ESA, Kleidson Nascimento, deu as boas-vindas a todos os participantes e também a professora Isabela Dórea. Segundo Kleidson Nascimento, com o curso a Escola atendeu a um antigo pleito da classe e deu um grande passo na trilha de acessibilidade e da inclusão no âmbito da advocacia.

“O curso de libras é fundamental para tornar o atendimento a pessoas surdas mais humanizado e igualitário. Demonstra mais uma ação da OAB Sergipe em sua missão de formar multiplicadores na defesa da justiça e do respeito ao próximo, concretizando a igualdade que sempre buscamos. Essa é certamente a primeira turma de outras que virão a partir desta iniciativa”, afirmou.

A facilitadora do curso, professora Isabela Dórea, ressaltou que já na abertura do curso foi visível o interesse demonstrado pelos participantes. “A abertura do curso foi ótima, percebi muito interesse dos alunos em aprender Libras”, salientou.

Ela também destacou que lhe chamou a atenção o fato dos alunos terem como motivo para a realização do curso a promoção da acessibilidade para seus possíveis clientes surdos. Segundo a professora, a primeira aula fluiu muito bem, com a participação ativa de todos. “Os alunos fizeram os sinais e assimilaram rápido o conteúdo”, disse.

Com relação a metodologia, ela informou que as aulas ministradas pelo Zoom têm abordagem comunicativa, aulas expositivas, vídeos, slides e atividades dinâmicas contextualizadas para fixar a aprendizagem.