Seminário da Advocacia Ambiental em Sergipe fomenta diálogo sobre perspectivas e desafios da área

O Seminário da Advocacia Ambiental em Sergipe foi promovido virtualmente nesta terça-feira, 01, com o propósito de fomentar o diálogo sobre perspectivas e entraves da área. Quatro explanadores abordaram os movimentos ambientalistas e os desafios da advocacia ambiental.

O evento foi realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, por meio da Comissão de Direito Urbanístico e Ambiental, com a promoção de dois painéis: o primeiro tratou-se de uma tribuna livre, que colocou em debate os desafios; e o segundo abordou os movimentos.

“Esse evento tem o escopo de haver um diálogo com a advocacia, especialmente aquela que trabalha ou pretende trabalhar com Direito Ambiental. A tribuna livre busca dialogar sobre desafios da advocacia ambiental do Estado”, disse a presidente da Comissão, Robéria Silva.

Os moderadores da tribuna foram os especialistas Joubert Denner e Vanessa Morais. O espaço de discussões foi iniciado pela presidente da Comissão, Robéria Silva, que levantou o questionamento sobre a existência ou não da advocacia ambiental no Estado de Sergipe.

“Apesar de haver construção civil, exploração e diversas demandas, como demandas de praia, será que empresários e população em si já têm consciência da necessidade de contratar um profissional de Direito Ambiental para evitar um passivo ambiental futuro?”, disse Vanessa.

Joubert ponderou que um dos principais desafios da advocacia ambiental é a forma a qual suas teses são recepcionadas como instrumento de garantia das normas ambientais. “A gente vê na prática que essas teses são encaradas como teses que buscam postergar o processo”, afirmou.

Cristiane Penalva de Azevedo, Robéria Silva e Lucas Cardinali também teceram comentários na tribuna livre. Em seguida, Lucas e Robéria foram os ministrantes do painel 2, que abordou perspectivas acerca do direito ambiental, da legislação e dos movimentos ambientalistas.

Para assistir o evento, basta acessar: https://www.youtube.com/watch?v=pFuj4TEbBqM