OAB/SE tem participação ativa no Webinar “Aprendizagem no enfrentamento ao trabalho infantil”

Nesta terça-feira, 15, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, participou ativamente do webinar “Aprendizagem no enfrentamento ao trabalho infantil”, promovido pelo Tribunal Regional da 20ª Região com relato de aprendizes e de instituições concedentes e formadoras.

O evento, organizado pela Escola Judicial do TRT20, sob a coordenação da Gestora Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, Luciana Dória de Medeiros Chaves, contou com as palestras de Verônica Passos Rocha Oliveira (OAB/SE e FEPETI/SE), Raymundo Ribeiro Júnior (MPT), Iracy Mangueira (TJ/SE) e Maria Lilian Mendes (MP/SE).

Verônica Passos, representante do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Sergipe, e secretária-geral da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da OAB/SE, destacou o protagonismo da Comissão na articulação de diversos órgãos públicos do Sistema de Justiça e da rede de proteção e defesa de crianças e adolescentes, assim como na rearticulação do Fórum PETI, desde 2012.

“Essa tarde, sem sombra de dúvidas, foi uma tarde de júbilo diante de tantos depoimentos e relatos de parcerias e desafios sendo vencidos. Esse evento é um presente para todos que caminham na luta pela defesa dos direitos da criança e do adolescente em Sergipe, sobretudo para a Comissão da Infância da OAB. Tenho a grande honra de integrar uma Comissão tão atuante e essencial para a promoção dos direitos das crianças e adolescentes”, considerou.

Também ministraram palestras no webinar Juciene Maria Santos (Biblioteca Epiphanio Doria) e Alanna Mangueira (FNPETI). O evento foi marcado ainda pelos relatos dos jovens aprendizes Firmino da Silva Santos (aprendiz na OAB/SE) e Luan Fabiano dos Santos (aprendiz na Petrobras).

O webinar foi transmitido pelo canal do TRT20 no YouTube (www.youtube.com/trt20se) e teve como mediadora Luciana Dória de Medeiros Chaves, juíza do trabalho. A abertura oficial do evento foi realizada pelo desembargador do TRT20, Jorge Antônio Andrade Cardoso.

Entre os temas abordados, a diferença entre trabalho e profissionalização; os últimos avanços em Sergipe em relação à obrigatoriedade da cota de aprendizes nas empresas; a importância de desnaturalizar o trabalho infantil; a defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes; etc.

O jovem aprendiz da OAB/SE e integrante do Comitê de Participação do Adolescente, Firmino da Silva, afirmou da alegria de ingressar no mercado de trabalho. “Que felicidade é ter o salário todo mês, fruto de meu suor e aprendizado. Trabalhar como aprendiz não é só um trabalho duro; é aprender. Você está aprendendo o que fazer na sua empresa”, disse.

O evento enfatizou a importância da aprendizagem profissional e da educação como políticas públicas de enfrentamento à exploração do trabalho infantil, que devem ser ampliadas e garantidas a todos os adolescentes, principalmente, os mais vulneráveis.

Assista o evento completo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=1MYHvpCNCqE