Fórum de Direito Imobiliário aborda contencioso imobiliário e soluções extrajudiciais

Os advogados, Alan Gaspar, especializado em Incorporações Imobiliárias e Loteamentos, e Ana Sarmento, mediadora judicial e árbitra, falaram nesta terça-feira, 22, no Fórum de Direito Imobiliário, sobre aspectos relativos ao contencioso imobiliário e às soluções extrajudiciais.

O evento foi promovido virtualmente, com transmissão ao vivo no Youtube, pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através da Comissão de Direito Imobiliário, Notarial e Registral. A mediação foi responsabilidade do presidente da Comissão, Pedro Celestino.

“Esse é um evento mensal realizado pela Comissão e cada edição trazemos temas relevantes no Direito Imobiliário, sempre com grandes nomes, que aliam não só o conhecimento técnico, mas também o conhecimento prático das matérias”, considerou Pedro, dando início ao Fórum.

Ana Sarmento iniciou sua explanação ressaltando a importância do evento, agradecendo à OAB/SE pela oportunidade de ministrar palestra sobre as soluções extrajudiciais. “Acho que falta conhecimento. Vejo muito a advocacia com litígios bem altos, com certa animosidade”.

“É importante lembrar que dentro do ramo imobiliário há relações continuadas e elas exigem um olhar mais apurado do profissional de Direito. O advogado que busca saber o que é a mediação e a utiliza tem o primeiro ganho emocional: saúde. Conflito adoece”, disse Ana.

Alan Gaspar pontuou que cada tipo de operação tem ônus e bônus. “Tratando-se de resolução de problemas, o que salta aos nossos olhos é o tempo de duração quando nós somos acionados para solucionar algum problema. O cliente sempre quer saber tempo e custo”.

“A ação de resolver problemas tem que ser encarada como operação e a solução extrajudicial dispara. Sou da corrente que defende estudo de viabilidade econômica até para ajuizamento de demandas. Tempo é, de fato, dinheiro. O cliente não quer gastar 10, 20 anos”, considerou.

Para assistir o evento, basta acessar: https://www.youtube.com/watch?v=6QUfvh7ORNQ