OAB/SE realiza entrega de credenciais a novos advogados e advogadas

A manhã desta sexta-feira, 15, foi de alegria e sensação de dever cumprido para os seis novos jovens advogados e dois estagiários que participaram da solenidade de entrega de credenciais no Plenário da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE). A cerimônia contou com a presença do presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, do secretário-geral, Aurélio Belém, do diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Kleidson Nascimento, e da conselheira federal, Glícia Salmeron.

Na abertura, o presidente da OAB/SE saudou e deu as boas-vindas aos novos advogados e advogadas. Inácio Krauss também ressaltou o retorno aos poucos das atividades presenciais. “Estamos voltando a ter solenidades de entrega presenciais, na última Resolução que publicamos já permite a presença de algum parente e gostaríamos que fosse mais amplo porque sabemos que a família é responsável por vocês chegarem até aqui. Os familiares apoiaram a caminhada de cada um de vocês desde a época em que passaram no vestibular, frequentaram a faculdade e passaram no Exame de Ordem e nada mais justo do que estarem presentes no momento de vocês receberem a credencial”, ressaltou.

O presidente da Ordem disse ainda que os advogados e advogadas são a alma da instituição e destacou a importância da participação dos colegas nos mais diversos setores da OAB. “Temos quase 60 Comissões Temáticas e se vocês quiserem podem trabalhar com a gente nesse relevante trabalho voluntário.

Krauss também destacou a importância da ética. “A gente não trabalha só para a advocacia, mas para a sociedade também. Não se esqueçam do compromisso, atuem com ética porque a ética é que vai diferenciar o bom profissional. Sintam-se à vontade para conhecer a Casa da Cidadania e fazer parte da nossa instituição. Parabéns, sejam bem-vindos!”, salientou.

Escola Superior de Advocacia

O diretor-geral da ESA, Kleidson Nascimento, também deu boas-vindas aos novos advogados. “É uma honra recebe-los, sabendo da importância desse momento na vida de cada um dos senhores e das senhoras, sobretudo pelo caminho que percorreram até aqui. E todo esse esforço foi e será certamente coroado ao abraçarem essa profissão tão digna que requer altivez e certamente lhes trarão muitas felicidades pelo sentimento de justiça que vocês poderão carregar consigo. Parabenizo a cada um de vocês”, disse.

Kleidson Nascimento falou ainda para os jovens advogados sobre a Escola Superior de Advocacia, braço educacional da OAB/SE. “A ESA é o braço educacional, acadêmico, científico, de aperfeiçoamento e qualificação da advocacia sergipana. Na Escola vocês poderão encontrar cursos, palestras, workshops e todo um arcabouço que dá o suporte necessário para que vocês possam atuar tecnicamente muito bem na profissão”, enfatizou.

Caixa de Assistência

A conselheira federal e ex-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Glícia Salmeron, deu boas-vindas aos novos colegas. “Sejam bem-vindos a Casa da Advocacia. Essa é a nossa casa e é na nossa casa que nós podemos encontrar não só a parte burocrática e necessária para o exercício profissional, mas também podemos fazer aqui um exercício de aprendizado do nosso papel de cidadão e de cidadã. Através das comissões da OAB vocês podem escolher como contribuir e devolver a sociedade aquilo que alcançaram ao longo do período de aprendizado. São comissões que vocês podem se identificar e embora técnicas, do ponto de vista profissional, elas também podem ser humanizadas dentro do perfil de cada um ou cada uma de nós. Desejo boa sorte a todos e a todas vocês”, afirmou.

Glícia Salmeron também destacou o papel da CAASE, braço social da Ordem. “Na Caixa de Assistência vocês vão ter o retorno de parte dessa parcela de contribuição, que é a anuidade, para manter o braço social da nossa vida, ou seja, é através da CAASE que vocês vão ter os serviços que dizem respeito a nossa saúde como convênios, vacinas, entre outros, e vocês terão também a oportunidade de confraternizar. Dois princípios que eu diria que são fundamentais para compreender a Caixa de Assistência, são a solidariedade e a dignidade. É na CAASE que nós temos esse braço que nos acolhe e que está vigilante para as nossas necessidades básicas e para a nossa saúde mental”, frisou.

Função social

O secretário-geral da OAB, Aurélio Belém, saudou os novos colegas e desejou sucesso. “Desejo sucesso nessa carreira que se inicia agora, desejo muita fibra. Contem com a OAB, venham se somar, participar das comissões e dedicar parcela do tempo e da energia de vocês para vir aqui cumprir interesses institucionais e assim contribuir não só para o crescimento profissional, mas para a construção de uma sociedade melhor do que aquela que recebemos,” ressaltou.

Ele disse ainda que acredita ser extremamente necessário que o advogado e a advogada pautem a sua atuação profissional aliada passo a passo com a cidadania. “Eu acredito que não há segredo para o sucesso nessa bela profissão, mas confio que existe um tripé de sustentáculo de uma carreira profícua, formado pelo rigor ético, a técnica e a coragem. Temos uma função que não se limita com a atuação nos autos do processo, na defesa dos interesses que nos foram confiados pelos nossos clientes, mas, sobretudo no interesse e na função social da nossa profissão. Não podemos jamais perder de vista esse dever ético institucional que temos de defender e levar a sério, cumprir à risca tudo o que foi jurado aqui hoje, todo esse compromisso formal que foi firmado. Parabéns, sejam felizes e construam uma profissão digna de aplausos”, disse.

Compromisso

O juramento da turma foi feito pelo advogado Vinícius Fortaleza Vieira. Ele prometeu exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e as prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do estado democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. “Assim eu prometo”, disse juntamente com todos os colegas.

Para Vinícius, a solenidade de entrega de credenciais foi emocionante. “Foram cinco anos de graduação, de estudos, sem contar com a expectativa da família que deixa o momento ainda mais importante. Nessa época difícil, de pandemia, esse momento traz uma felicidade ainda maior, é uma realização. É um novo ciclo que vai começar, mas estou preparado para isso”, disse confiante.

A jovem advogada Lívia Santana de Alencar disse que ao receber a carteira da OAB teve a sensação de dever cumprido. “Hoje é um dia que esperei por muitos anos, desde sempre quis ser advogada. Estou muito feliz”, declarou.