II Webnário da Comissão de Igualdade Racial é marcado por lançamento de cartilha antirracista

O II Webnário da Comissão de Igualdade Racial realizado virtualmente, nesta quinta-feira, 22, foi marcado pelo lançamento de uma cartilha antirracista. O documento é uma ferramenta decololonial que salienta o combate ao racismo estrutural e ao pensamento escravocrata.

Idealizada pela Comissão de Igualdade Racial da OAB/SE, a cartilha representa o combate da entidade à discriminação de raça, visando reafirmar a defesa da efetivação da igualdade de oportunidades e a luta pela garantia de direitos étnicos individuais, coletivos e difusos.

No webnário, a cartilha foi apresentada por Cileide Ribeiro, que ressaltou o intuito do evento: uma homenagem à Esperança Garcia – mulher negra, considerada a primeira advogada do Piauí. Através de um panorama histórico, Cileide enalteceu o protagonismo do povo preto.

“O racismo se apresenta em vários aspectos, batizando, excluindo, desumanizando e até mesmo exterminando o povo preto. O despertar para escapar dessa bolha que limita o saber da historicidade do povo preto seria uma das alavancas para uma renovação ideológica”, disse.

Segundo a presidente da Comissão de Igualdade Racial, Monalisa Djean, a cartilha é manifesto ativo na contramão do racismo estrutural. “A Comissão se manifesta ativamente, em combate à violência na qual a sociedade está enraizada. É retrógrado ter pensamento escravocrata”.

Na ocasião, Monalisa agradeceu o apoio absoluto da diretoria da OAB à atuação da Comissão. “Foi emocionante elaborar a cartilha. Em nome do presidente da entidade, agradeço por esse espaço. Esse é um momento que mais uma vez fazemos histórias”, considerou.

Em sua fala, o presidente da OAB, Inácio Krauss, recordou as conquistas recentes da população preta, reafirmando a luta da Seccional em prol do aumento de vitórias e avanços. “Muito já foi progredido, mas precisamos continuar trabalhando coletivamente para irmos além”.

Para conferir o informativo, clique aqui.

Webnário

O webnário contou com a participação de Ana Lúcia Aguiar, vice-presidente da OAB/SE, e teve as palestras de Silvia Cerqueira; Clara Arlene Ferreira; Leila Consuelo Lelis; Carla Rosa; Monalisa Dijean; Robéria Silva; Anna Manuelly Zuzarte; e Lucileide Ribeiro.

Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=8UKFULIMMbY