OAB/SE esteve presente à abertura da Conferência Estadual da Advocacia Baiana 2021

Na tarde desta quarta-feira, 04, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, por meio de seu presidente, Inácio Krauss, esteve presente virtualmente à abertura da Conferência Estadual da Advocacia Baiana 2021, que ocorre até esta sexta-feira, 06, de forma híbrida.

“O Estado de Sergipe se faz presente nesse evento tão amplo e significante. As Conferências Estaduais são espaços de reflexões imprescindíveis para aprofundamento do conhecimento jurídico do Brasil e, com a toda certeza, essa Conferência cumprirá seu objetivo”, considerou.

Além de Inácio, a ocasião contou com as presenças do vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Luiz Viana, e de diversas autoridades e representantes de instituições jurídicas. A abertura do evento foi guiada pelo presidente da OAB/BA, Fabrício de Castro Oliveira.

Em sua fala, Fabrício fez um breve balanço de ações empreendidas pela gestão. “Mudamos a realidade da participação das mulheres, que hoje têm evidente protagonismo. Não se pode negar essa realidade diante da liderança que várias colegas hoje têm na gestão”, disse.

Responsável pela organização do evento, o diretor tesoureiro, Hermes Hilarião, agradeceu à advocacia baiana pela colaboração, participação e confiança na construção da Conferência. “Nós da OAB estamos fomentando o que há de mais vivo na advocacia: o debate”.

O vice-presidente do CFOAB, Luiz Viana, ressaltou esperar que os princípios norteadores da advocacia se fortaleçam cada vez mais e se façam presentes. “A gente quer um CFOAB comprometido com o Estado Democrático, mas sobretudo preocupado com a advocacia”.

As conferências magnas da abertura da Conferência foram realizadas pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, e pelo professor e jurista argentino, Eugenio Raúl Zaffaroni. Ayres Britto trouxe como tema de palestra A Centralidade da Constituição de 1988 e a democracia como o princípio dos princípios constitucionais brasileiros. Na segunda palestra, Eugenio Zaffaroni trouxe o tema Gênese Histórica dos Direitos Humanos.