OAB/SE participa de Workshop para construção do Plano Estratégico da Justiça Federal em Sergipe

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), participou nessa quinta-feira, 5, de um Workshop para construção do Plano Estratégico da Justiça Federal em Sergipe do Ciclo 2021 a 2026. Na oportunidade, a Ordem esteve representada pelo diretor-tesoureiro, David Garcez. Além da OAB também participaram representantes de outros órgãos, magistrados, servidores da Justiça Federal, advogados, entidades parceiras e jurisdicionados.

O diretor-tesoureiro David Garcez, que representou o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, no Workshop, afirmou ser uma grande honra para a Seccional participar da construção do Plano Estratégico da Justiça Federal em Sergipe. “Justamente por ser um mandamento constitucional a compreensão de que a advocacia é indispensável a administração da justiça. É muito importante participar do planejamento da justiça, do Poder Judiciário, discutir alguns pontos da administração da justiça e a implementação dos valores constitucionais. Conte com a nossa presença e participação efetiva também”, salientou.

O juiz federal Gilton Brito fez a abertura do Workshop ressaltando que a Justiça Federal em Sergipe sempre foi uma das seções pioneiras da 5ª Região em planejar estrategicamente os próximos passos da justiça. “Na experiência anterior a gente fez isso em reuniões presenciais, mas diante da nossa realidade a gente fará virtualmente. É uma construção na forma como a gente está se reunindo hoje, é uma construção porque é uma experiência nova já que agora nessa nova fase o Planejamento Estratégico tem duas características principais, entre elas as linhas mestras que foram fixadas pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), embora dando oportunidade de participação a todos. Essa oportunidade é para que a gente possa discutir ações específicas da Seção Judiciária a partir do Mapa Estratégico que foi feito pelo TRF5”, afirmou.

Prática democrática

O magistrado disse ainda que as pessoas acham que a democracia é uma coisa distante, algo teórico, mas na verdade o que está sendo feito no Workshop é tornar a norma constitucional, que estabelece que o Estado Brasileiro é um Estado Democrático em realidade. “Estamos trazendo para a nossa realidade uma prática democrática porque no final das contas quem vai definir as ações da Seção Judiciária de Sergipe para o próximo ciclo somos todos nós aqui presentes, e com a novidade também da participação de órgãos externos como a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), a Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério Público Federal”, afirmou.

O juiz federal Gilton Brito ressaltou ainda que considera um avanço o Judiciário permitir que os servidores e os usuários definam ações para os próximos anos do Judiciário Federal em Sergipe. “A intenção é que realmente todos participem, façam propostas, que serão depois analisadas, acolhidas, validadas pelo Comitê de Governança e, cada órgão, servidor e servidora será então comunicado da definição dessas ações, se foram ou não aceitas. É uma oportunidade para todos participarem”, enfatizou.

A Justiça Federal também permitiu que sugestões de ações fossem encaminhadas por e-mail, por parte do público em geral, o que reforça o caráter democrático da iniciativa.

Vale salientar que as discussões ocorreram por meio da realização de oficinas de oito grupos de trabalho, sendo o primeiro com três iniciativas e os demais com duas iniciativas. A OAB/SE, representada pelo diretor-tesoureiro, David Garcez, participou do Grupo de Trabalho número 1.

“Isso não quer dizer que se a pessoa estiver numa iniciativa de um grupo não possa opinar nas demais. Você pode estar num grupo e ter ideias para cumprimento estratégicos de outro grupo”, explicou a supervisora da Seção de Planejamento e Gestão Sócio Ambiental, Genivalda Cardoso da Silva.