OAB/SE ratifica sua posição em favor das cotas raciais nas eleições da entidade

Nesta segunda-feira, 23, pela manhã, o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, se reuniu com advogados e advogadas integrantes da Comissão de Igualdade Racial para ratificar a posição da Seccional em favor das cotas raciais de 30% nas eleições da OAB.

Vale salientar que a política de cotas raciais para negros (pretos e pardos), no percentual de 30%, nas eleições da OAB, foi aprovada pelo Conselho Pleno da OAB Nacional no dia 14 de dezembro de 2020, por maioria de votos, porém retornará ao plenário amanhã.

De acordo com o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, a decisão do CFOAB em dezembro do ano passado é uma conquista. “Nós temos é que avançar ainda mais. Temos uma gestão plural e inclusiva. Para nós, não existe a possibilidade de qualquer alteração do que já foi definido pelo Conselho Federal”, ressaltou.

Segundo Krauss, o intuito da reunião com a Comissão de Igualdade Racial foi dirimir qualquer dúvida em relação a essa questão. “Sergipe sempre foi vanguarda em tudo, não admitimos retrocessos”.

Inácio Krauss também demonstrou gratidão a todos que integram a Comissão de Igualdade Racial e as demais Comissões Temáticas da OAB/SE por fortalecer a gestão com a participação ativa.

A presidente da Comissão de Igualdade racial da OAB/SE, Monalisa Dijean, disse que é preciso fortalecer ainda mais a união. “A união de nós pretos para este momento histórico é muito necessária. Onde um está o outro também tem que estar. É um ao lado do outro, porque a gente precisa continuar a fazer história. Quero agradecer aos integrantes da Comissão pelas ideias, pelos projetos que estamos conseguindo desenvolver e a Diretoria por nos apoiar”, afirmou.

Monalisa Dijean disse ainda que a OAB/SE já demonstra seu compromisso com as cotas raciais com todo apoio que tem dado a Comissão de igualdade Racial. “Para nós, já está mais do que batido o martelo sobre os 30% dos negros nas próximas eleições dentro da instituição. A preocupação da OAB Sergipe em colocar negros em todas as pautas que são discutidas também vem sendo fortalecida”, salientou.

Luta pelos direitos

A secretária-geral adjunta da OAB/SE, Andrea Leite, ressaltou a importância da reunião. “A gestão tem realizado um trabalho incrível através das suas Comissões Temáticas. Quero aproveitar para parabenizar a Comissão de Igualdade Racial pelo trabalho incansável que está sendo realizado na luta pelos direitos. Sinto-me representada”, disse.

Andrea Leite também pontuou que a OAB/SE é modelo para todas as Seccionais. “Se depender do trabalho de cada um de nós aqui vamos avançar ainda mais”, revelou.

A presidente da CAASE, Hermosa França destacou que a OAB/SE tem garantido oportunidade para as pessoas pretas. “Aqui nós temos oportunidade, confiança e liberdade de trabalhar. Para nós que representamos a Seccional Sergipe é um orgulho quando participamos de reuniões com outros Estados porque tudo quanto eles discutem Sergipe já faz. Sergipe só é pequeno no tamanho, mas nas ações somos gigantes”, enfatizou.

Fortalecimento e compromisso

A corregedora-geral da OAB/SE, Robéria Silva, disse que a obediência às cotas é um direito conquistado. “É um direito que é nosso não apenas por estarmos aqui, mas porque diz respeito a todos nós pretos”, pontuou.

Gestão plural e de inclusão

O membro da Comissão de Igualdade Racial, Alfredo Moreira, elogiou a pluralidade da gestão. “Temos advogados idosos, jovens, pretos, brancos e índios”, disse. Ele ressaltou também a preocupação da OAB/SE em manter o que ficou decidido pelo CFOAB em relação às cotas raciais. “A gente não pode abrir mão dessa conquista da advocacia preta relacionada às cotas”, afirmou.

O também membro da Comissão de Igualdade Racial, César Zuzarte, ressaltou a importância da reunião com os advogados negros promovida pela Diretoria da OAB. “Ao consultar a base, ouvir da gente quais são os nossos interesses só mostra a paridade, a inclusão que essa gestão vem fazendo. É um momento muito importante e eu fico muito feliz em saber que a nossa Casa, como sempre vanguardista, mais uma vez se coloca combativa na manutenção desse direito conquistado”, disse.

A integrante da Comissão, Anna Manuelly Zuzarte, disse que a reunião foi importante porque deixou clara a posição da Seccional Sergipe em relação à manutenção dos 30%. “O presidente Inácio Krauss reafirma que a OAB/SE é sim pela paridade das cotas raciais, sempre foi de vanguarda, sempre esteve à frente nesses temas que são mais polêmicos e demonstra o compromisso com os advogados pretos e a sociedade em geral”, enfatizou.