Abertura da X Conferência Estadual da Advocacia Sergipana é marcada por discursos sobre os novos tempos da advocacia e homenagens

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), realizou na noite desta quarta-feira, 25, a abertura da X Conferência Estadual da Advocacia Sergipana. O evento teve como ponto alto as homenagens realizadas ao patrono da Conferência, o advogado e professor José Gomes de Britto Neto, e a advogada Zelita Rodrigues Correia dos Santos, que foram agraciados com a Medalha Silvio Romero. A solenidade de abertura contou com a presença da Diretoria da Seccional, de autoridades, de presidentes de outros Conselhos Seccionais, de conselheiros federais e seccionais da OAB/SE, de palestrantes, advogados e da sociedade em geral.

O evento foi aberto pelo presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, que deu boas-vindas a todos os presentes. Em seu discurso Krauss destacou a temática do evento “Advocacia e Inovação para os Novos Tempos”.

Segundo ele, a Décima Conferência Estadual da Advocacia Sergipana abre espaço para a discussão dos caminhos a serem trilhados num dos momentos mais conturbados da História brasileira, instante no qual os ideais e as atribuições constitucionais da instituição tornam-se cada vez mais indispensáveis para o fortalecimento da própria advocacia e dos valores de uma sociedade democrática e pluralista.

Mudanças

“O mundo do trabalho está em mutação! As novidades da tecnologia permitiram que a inovação no ambiente profissional se tornasse comum, de modo a facilitar e otimizar ainda mais a rotina dos escritórios. Advocacia e inovação caminham juntas nesse novo tempo que surgiu diante da rápida transformação digital, sobremodo nesse período de pandemia. São mudanças que vieram para ficar. Devemos, portanto, saber usar a tecnologia, associada ao estudo permanente, como ferramenta para melhorar o ambiente de trabalho e também para reduzir custos operacionais e distâncias”, afirmou.

O presidente salientou ainda as mudanças implementadas na atividade do advogado em razão da pandemia e as ações realizadas pela Seccional para facilitar a atuação da advocacia sergipana. “Faz pouco mais de um ano, foram implantadas em nosso Judiciário as sessões virtuais e por videoconferência, experiência que consideramos positiva, pois a Justiça não parou e isso amenizou prejuízos tanto para a advocacia quanto para as partes, em meio ao caos instalado na economia. Inicialmente, a classe enfrentou dificuldades porque se viu de uma hora para outra obrigada a viabilizar o ferramental tecnológico exigido pelo Judiciário, mas conseguiu se adaptar. E onde foi possível, a nossa gestão buscou construir ações facilitadoras, de inclusão digital e apoio técnico. Hoje, advogados e advogadas residentes ou com escritórios em qualquer parte de Sergipe podem fazer sua sustentação de lá mesmo, sem a necessidade de deslocamento”, pontuou.

Krauss, destacou também a importância do contato humano. “O contato humano, sem dúvida, ainda é fator fundamental na promoção da justiça e do pleno exercício da atividade profissional e, para tanto, devemos ser vigilantes para que não haja o distanciamento entre o Judiciário e a advocacia. A interlocução precisa ser frequente e proativa, a fim de garantir o respeito às prerrogativas e o atendimento corriqueiro da classe e das partes”, ressaltou.

Ao final, o presidente da Seccional salientou a importância da Conferência e convidou a todos os advogados e advogadas e a sociedade em geral a acompanhar o evento. “Convidamos cada advogada e advogado para participar e serem os protagonistas desse nosso grande encontro, uma rica troca de experiências, focadas no papel institucional e social da nossa advocacia. Sejam todos bem-vindos!”, disse.

Mensagem do presidente nacional

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Felipe Santa Cruz, não pôde comparecer ao evento, mas enviou um vídeo parabenizando a Seccional pela realização da X Conferência Estadual da Advocacia Sergipana. “Eu gostaria de estar presencialmente na abertura da Conferência Estadual da OAB de Sergipe e na linda cidade de Aracaju, onde sou tão bem recebido. Queria estar ao lado do meu amigo Inácio Krauss, que faz uma grande gestão na OAB/SE, mas quero aproveitar para desejar uma boa conferência, profícua, com grandes debates, o Brasil está precisando disso. Quero também agradecer em nome da advocacia brasileira e dizer que advocacia sergipana não tem faltado nem por um dia à luta da OAB e da sociedade por democracia e por um país mais justo. É uma bela contribuição, uma contribuição única e eu agradeço. Boa conferência para todos!”, ressaltou.

Também discursou no evento a presidente da CAASE, Hermosa França, que destacou que apesar da pandemia o evento foi realizado para repensar os caminhos da advocacia e os desafios a serem enfrentados. “Muitos desses desafios já aprendemos a superar durante a crise sanitária da Covid-19, mas tantos outros ainda precisamos vencer. Ao longo desses três dias da Conferência vamos tratar de temas relevantes para a nossa atuação diária como ética, publicidade, reformas de Estado, sistemas processuais, liberdade e igualdade”, afirmou.

O diretor-geral da ESA, Kleidson Nascimento, ressaltou que a Conferência deixará a sua marca na advocacia e traz necessárias reflexões para o futuro da advocacia. “Nesse momento difícil e acima de tudo de grande aprendizado a ESA tem levado a sua missão à frente, aproximando advogados e advogadas das ferramentas que são necessárias ao bom desempenho da profissão. Foi assim que ainda no ano de 2020 em meio a toda a turbulência que a pandemia nos trouxe, fizemos eventos ao vivo para que pudéssemos levar à advocacia as novas formas de realização de audiências virtuais, de sessões de julgamento, contando com o apoio do Judiciário – do TJSE, do TRT20 e da Justiça Federal”, informou.

Kleidson salientou ainda que a Conferência Estadual da Advocacia Sergipana é a coroação de um esforço conjunto e de um trabalho que não para. “Essa conferência tem o propósito de trazer à luz, com a fala de expositores e de palestrantes que podem compartilhar conosco o seu conhecimento, as suas reflexões para que possamos preparar a advocacia para novos tempos”, disse.

Homenagens

O secretário-geral da OAB/SE, Aurélio Belém fez a saudação ao patrono da Conferência, o advogado e professor José Gomes de Britto Neto. Na oportunidade, ele relatou que o homenageado foi vítima da Covid-19, tendo vencido o agravamento da doença, e ainda hoje realiza tratamento das sequelas da doença, o que o impossibilitou a participar presencialmente do evento. “Sem dúvida, os predicados e inspiradora história de vida do nosso patrono e, em particular, a superação diante da mais grave das adversidades, posicionam o Dr. José Gomes de Britto Neto como um verdadeiro vencedor e simboliza a dedicação e o esperançar necessários ao pleno exercício da advocacia. Quero saudar o amigo José Gomes de Britto Neto parabenizando-o pela homenagem mais que merecida como patrono da X Conferência Estadual da Advocacia Sergipana. Receba o nosso fraterno abraço”, enfatizou.

O patrono da X Conferência Estadual da Advocacia Sergipana, José Gomes de Britto Neto, agradeceu a homenagem feita a ele pela OAB/SE. No seu discurso, ele falou sobre a sua passagem pelos quadros da Seccional e parabenizou a atual diretoria pelas ações que vem sendo implementadas em prol da advocacia sergipana. “Essa homenagem me deixa muito emocionado por força do momento em que eu vivi. Estou muito honrado por essa homenagem a qual agradeço amplamente ao Conselho Seccional por ter levado e aprovado o meu nome. É uma satisfação, uma honra, que essa homenagem tenha sido feita em uma conferência inovadora, de uma nova era e de um novo momento para a sociedade brasileira e mundial”, ressaltou.

A vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, fez a saudação a homenageada da X Conferência Estadual da Advocacia Sergipana, Zelita Correia. “Quero saudar Dra. Zelita Correia, destacar a força dessa grande mulher, que ainda estudante foi presa e perseguida durante o período da ditadura militar. Dra. Zelita é o espelho da mulher de luta, que nos fortalece, que nos faz acreditar que lutar sempre vale a pena. Ela é um projeto vivo da memória da advocacia sergipana, da mulher que lutou para que nós pudéssemos estar aqui hoje com essa liberdade. No exemplo de Dra. Zelita é que devemos olhar e dizer que lutar é sempre o melhor caminho, mas lutar com paridade, com espírito de coragem, com a verdade, por um Brasil mais forte, independente e para todos nós. Homenageá-la com a Medalha Silvio Romero nada mais é do que prestar o reconhecimento de toda a sua história nos anais dessa Casa. Muito obrigada por seu exemplo e por continuar nos inspirando sempre”, enfatizou.

A homenageada da X Conferência Estadual da Advocacia Sergipana, Zelita Correia, recebeu a Medalha Silvio Romero das mãos do presidente da OAB/SE, Inácio Krauss. “O que tenho a dizer profundamente é muito obrigada. É nesses momentos que a gente reflete sobre a vida e como essa luta nos traz ao seio dos nossos colegas que aqui tão bondosamente resolvem nos galardoar com a Medalha Silvio Romero. Acho que chegou a hora de refletirmos sobre os novos tempos que se avizinham e são tempos de guerra. Nesse momento a OAB tem que ficar sempre à frente, nos lados, às costas do que vamos ser ofendidos. Espero que essa conferência traga muitos ensinamentos para os colegas mais jovens e também uma reflexão dos colegas mais velhos porque é dessa simbiose da reflexão e dos ensinamentos que podemos prosseguir na nossa luta que não cessa nunca”, afirmou.

Confira a solenidade de abertura da X Conferência Estadual da Advocacia Sergipana na íntegra no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=icvaqg9LXPE