OAB/SE ampliará benefícios e implementará anuidade reduzida para inscrição suplementar de jovens advogados

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, garantiu mais um progresso em prol da jovem advocacia. Em reunião ordinária, o Conselho Seccional da entidade aprovou nessa segunda-feira, 30, a redução de anuidade para inscrição suplementar de jovens advogados e advogadas. O desconto era concedido somente aos profissionais com inscrição originária na entidade.

Desde 2016, a OAB/SE oferece à advocacia em início de carreira os descontos de: 50% no primeiro ano; 40% no segundo ano; 30% no terceiro ano; 20% no quarto ano; e 10% no quinto ano, contados a partir da sua inscrição. A partir de 2022, essa redução será possível também para os jovens advogados que possuem inscrição suplementar na Seccional.

A proposta foi do Conselho Estadual da Jovem Advocacia e o relator da matéria foi o diretor-tesoureiro, David Garcez. Ele afirmou que o objetivo da propositura é garantir tratamento igualitário entre todos os advogados e advogadas, residentes ou não no Estado.

“É inegável que as mudanças tecnológicas têm provocado alterações sensíveis no modo de atuação do advogado. Com o atual cenário, os atos processuais em sua grande maioria são realizados em meio virtual. Além disso, a tradicional sustentação oral que se dava de forma presencial, também tem sido realizada em meio virtual. Assim, é notório que há uma mudança sensível no exercício da advocacia”, disse.

David Garcez afirmou ainda que “a luta da jovem advocacia se dá pela inserção no mercado e na busca por estabilidade financeira e as alterações no cenário tem feito a classe atuar em outros estados da federação. A nós, da OAB, cabe identificar essas mudanças e por que não garantir tratamento igualitário e estender os benefícios aos profissionais com inscrição suplementar?”, afirmou.

O diretor-tesoureiro explicou que, para fins de concessão do benefício, será considerada a data de inscrição originária, não importando a data de inscrição suplementar. “Essa é uma iniciativa que haverá claro impacto positivo para o fortalecimento, ainda mais, da jovem advocacia”. A ação, de acordo com David, será implementada a partir do ano de 2022.

“É a mesma política de desconto já adotada para o jovem advogado que tem inscrição principal na OAB/SE. Isso demonstra o comprometimento da Seccional em relação à jovem advocacia como um todo, pois equaliza os profissionais com uma preocupação de inclusão e viabiliza o exercício da profissão para quem está em início de carreira”, avaliou o presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Cadu Siqueira.