Setembro Amarelo: OAB Sergipe realiza ação de prevenção ao suicídio para colaboradores da Seccional

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, promoveu na última sexta-feira, 10, uma ação voltada para os colaboradores da Seccional. A Ordem realizou uma palestra em alusão à campanha “Setembro Amarelo” – uma mobilização brasileira de prevenção ao suicídio.

Com técnicas voltadas ao desenvolvimento da inteligência emocional, o evento teve o objetivo de ressaltar a importância dos cuidados com a saúde mental. Segundo a analista de recursos humanos, Yáskara Neves, foi um momento de cuidar do emocional de forma descontraída.

“Foi excelente abordar um tema tão difícil de forma leve e descontraída. Foi a oportunidade de construir um olhar diferente a respeito do outro e de si mesmo. Esse foi o nosso objetivo: cuidar um pouco da abordagem emocional no ambiente de trabalho”, afirmou Yáskara.

A ação contou com a palestra do instrutor do SENAC, Valter de Sousa, que apresentou índices de suicídio no Brasil, alertando sobre as causas e as formas de prevenção. “Vivemos uma vida muito atribulada, principalmente no pós-pandemia”.

“A gente precisa rever algumas coisas porque o índice de depressão é muito elevado. O Brasil é recordista em depressão e em suicídio. Além disso, há muito tempo Sergipe tem um dos maiores índices de suicídio no Brasil, entre 14 e 39 anos”, explicou o palestrante.

Ele pontuou a necessidade de olhar melhor para o outro. “As pessoas que têm depressão nem sempre são respeitadas. Às vezes, no local de trabalho, a gente tem amigos que estão passando por isso, sofrendo, e a gente não sabe como entender, identificar e ajudar”, afirmou.

A coordenadora pedagógica do SENAC, Yluska Vieira, também participou da ação. Em sua fala, Yluska enalteceu a importância de instituições promoverem a realização de um debate tão importante. “É muito significativo contribuir com a valorização dos seres humanos”.

“Esse é um mês que incentiva ações que valorizam a saúde mental e é dentro do ambiente de trabalho que convivemos um bom tempo. Por isso é significativo contribuir com palestras que possibilitam ações que modifiquem e transformem um mundo melhor”, disse a coordenadora.

Para Antônio Oliveira, gerente administrativo da OAB/SE, realizar ações como essa demonstra a preocupação da Ordem não só com os colaboradores, mas também com a sociedade e a advocacia. “Essa é uma temática muito atual, que atinge as mais diversas esferas”, abalizou.

“É necessário que uma abordagem como essa para que a gente possa ter um cuidado maior com as questões dos servidores, de seus familiares e da população em geral. Esse é um reconhecimento da instituição com seu quadro e com a sociedade”, considerou Antônio.

Centro de Valorização à Vida

Em caso de necessidade, qualquer pessoa pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida, um projeto de prevenção ao suicídio que funciona através de telefone (Ligue 188), de e-mail (https://www.cvv.org.br/e-mail/) e de chat 24 horas (https://www.cvv.org.br/chat/) todos os dias da semana, de maneira gratuita.

O atendimento é sigiloso e o site do CVV pode ser acessado em: https://www.cvv.org.br/.