OAB/SE realiza Roda de Conversa sobre Sustentação Oral

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), realizou nessa segunda-feira, 20, às 16h, a Roda de Conversa Sustentação Oral com a abordagem do tema “Sustentação Oral nas Turmas Recursais dos Juizados Especiais”. O evento foi transmitido, ao vivo, pelo YouTube da Seccional (www.youtube.com/oabse).

Participaram como palestrantes do evento os advogados Alfredo Cunha, presidente da Comissão de Juizados Especiais da OAB/SE; Marcos Bispo, membro da Comissão Especial da OAB/SE e David Guimarães, membro da Comissão de Juizados Especiais da OAB/SE.

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, fez a abertura da Roda de Conversa, deu as boas-vindas aos palestrantes e participantes do evento. Ele também destacou a importância da Roda de Conversa, que trouxe para os advogados e advogadas muita novidade, muita técnica.

O presidente da Comissão de Juizados Especiais da OAB/SE, Alfredo Cunha, iniciou o seu discurso agradecendo ao presidente Inácio Krauss a oportunidade em realizar o evento. Ele disse também que a Roda de Conversa teve como objetivo de esclarecer e ajudar principalmente ao jovem e a jovem advogada. Ele também agradeceu aos palestrantes, que aceitaram o convite para participar do evento. “Sejam muito bem-vindos Marcos Bispo e David Guimarães vocês são dois ícones da advocacia, do Juizado e estão sempre presentes nas respectivas turmas recursais”, ressaltou.

Segundo Alfredo Cunha, foram feitas explanações sobre como acessar o sistema na Justiça Federal e na Justiça Estadual. Ele disse ainda que o enfoque da Roda de Conversa foi em torno das duas Turmas Recursais. “Marcos Bispo teve como foco a Turma Recursal da Justiça Federal e David Guimarães deu um enfoque especial a Turma Recursal da Justiça Estadual”, revelou.

Palestrantes

O palestrante Marcos Bispo agradeceu o convite e iniciou a sua apresentação destacando que não é fácil a sustentação oral na Turma Recursal da Justiça Federal. Segundo ele, a apresentação oral demanda muito conhecimento por parte do advogado porque os juízes são muito técnicos e rigorosos no procedimento de sustentação em si. “O advogado tem que saber se expressar direito porque a sustentação oral dá resultado”, afirma.

O advogado David Guimarães disse que foi uma satisfação participar dessa Roda de Conversa. Na sua exposição ele falou da sustentação oral em si, como funciona o procedimento porque segundo ele, o Juizado é a porta de entrada da advocacia. “Os advogados recebem a credencial da OAB e na maioria das vezes começa advogando no Juizado, seja no Cível ou Criminal ou no Juizado Especial Federal”, pontuou.

Ao ser questionado por Alfredo Cunha, sobre a importância da sustentação oral, Márcio Bispo explicou que a sustentação oral é um tempo que o advogado tem antes da sessão de julgamento de explanar, de pincelar os pontos fundamentais do processo, para que o juiz ligue um alerta quando o advogado estiver falando. “A primeira coisa que o advogado tem que se perguntar é qual a utilidade da sustentação oral, para que está fazendo essa sustentação, porque se for só para repetir o que consta no processo não adianta. O seu objetivo é esclarecer, é fazer com que os demais componentes daquele colegiado conheçam o processo”, enfatizou.

Já David Guimarães destacou que a sustentação é essencial para qualquer tipo de processo porque o processo digitalizado é frio e quando o advogado faz a sustentação leva o calor e a emoção para o processo. “Quando você faz uma sustentação e chama a atenção dos outros dois componentes da Turma você traz o calor para o processo, está tirando aquela análise fria do papel, da leitura do processo virtual. Se o processo tem detalhe, o advogado vai ressaltar os principais pontos, devendo considerar também o grande número de processos que esses integrantes das Turmas julgam por dia. É uma demanda muito grande e o julgador pode se passar em algum documento ou determinada informação e o advogado no momento da sustentação vai poder ressaltar. Por isso que a sustentação é essencial em todos os processos”, salientou.

Para assistir a Roda de Conversa acesse: https://www.youtube.com/watch?v=d7ywSIcVuOg