Seccional Sergipe participa de Seminário sobre Inovação Tecnológica promovido pela OAB/SP

Nessa quarta-feira, 22, a secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), participou do Conecte-se: V Seminário de Inovação e Tecnologia no Direito da OAB/SP. O evento teve início na terça, 21, e encerrou nessa quarta-feira, 22, com a realização de debates sobre diversos temas.

A secretária-geral adjunta da OAB/SE, Andrea Leite, ressaltou a relevância do Seminário. “Eventos como esses são de grande importância para que a gente possa traçar um panorama do nosso Estado em relação aos demais, ouvir experiências, aprender e trazer boas práticas para o Estado e também levar os exemplos que nós temos aqui, as coisas boas que a gente já desenvolve”, ressaltou.

Segundo ela, a inclusão digital é um dos maiores desafios enfrentados nessa nova sistemática de processos eletrônicos e a Seccional de Sergipe vem trabalhando muito para diminuir as dificuldades. “Fazemos isso ao equiparmos as Salas da Advocacia com computadores e internet de boa qualidade, além disso todas as regionais da OAB e todos os Fóruns do Estado já contam com as Salas da Advocacia devidamente equipadas. Vale destacar também a interação feita pela OAB com os Tribunais para organizar treinamentos dos sistemas eletrônicos e dos processos perante os tribunais”, salientou.

O Seminário

O primeiro dia do evento contou com a abertura do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos; e com a participação da secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, Margarete Lopes; do conselheiro Seccional da OAB São Paulo e vice-presidente da Comissão de Tecnologia Jurídica da OAB Nacional, Marcos Antonio Assumpção Cabello; do co-fundador da JusBrasil, Luiz Paulo Pinho; e do diretor de Inovação e Novos Negócios na Softplan Planejamento e Sistemas, Marcos Florão.

Foram realizados quatro painéis com a discussão de temas como: “Institucionalização da Marca Jurídica”, tendo como expositora Andréia Gomes; “Publicidade Jurídica Dentro dos Limites Éticos da Advocacia”, apresentado pelo advogado Marlon Luiz Garcia Livramento; “Ferramentas Tecnológicas nos Tribunais”, que teve como expositor o desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Paulo Sérgio Domingues; e “Inteligência Artificial e o uso de Robôs no Direito”, apresentado pelo advogado Charles Machado.

O segundo dia teve a abertura feita pela secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, Margarete Lopes; e contou com a participação do conselheiro Seccional da OAB São Paulo e vice-presidente da Comissão de Tecnologia Jurídica da OAB Nacional, Marcos Antonio Assumpção Cabello; do co-fundador da JusBrasil, Luiz Paulo Pinho; e do diretor de Inovação e Novos Negócios na Softplan Planejamento e Sistemas, Marcos Florão.

Nesta quarta, foi realizado um painel com a discussão do tema “Um Panorama sobre o Processo Judicial Eletrônico no Brasil”, com exibição de vídeos com advogados da maioria das Secionais do Brasil; e outro painel com “Amplo Debate sobre Processo Judicial Eletrônico no Brasil, Presente e Futuro” e participação ao vivo de advogados da maioria das Secionais do Brasil.