Setembro Verde: OAB celebra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Nessa terça-feira, 28, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão de Acessibilidade e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e em parceria com a Campanha Nacional “Oficializa LIBRAS” e com o Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva da Universidade Federal de Sergipe – Núpita/UFS, realizaram o evento Setembro Verde: Seminário Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que teve início às 8h e seguiu até as 21h, de forma virtual, com transmissão pelo YouTube da OAB (www.youtube.com/oabse).

A abertura do Seminário foi feita pelo presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, que na oportunidade deu as boas-vindas aos palestrantes e participantes, e também agradeceu ao empenho do presidente da Comissão de Acessibilidade e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Felipe de Souza Silva, do membro da Comissão, Helon Belmiro Sampaio Bacellar, e também de Kamila de Souza Gouveia, advogada e idealizadora da “Oficializa LIBRAS”, e da Rita de Cácia Souza, coordenadora do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva – NUPITA/ UFS por formatarem esse evento tão importante para a Seccional.

A advogada e idealizadora da “Oficializa LIBRAS”, Kamila Gouveia, ressaltou a satisfação de ter firmado parceria com a OAB para mais uma vez realizar o evento do Setembro Verde. “É muito necessário que a OAB enquanto uma entidade de representação da lei possa defender os direitos de todas as pessoas, inclusive da pessoa com deficiência”, disse.

Ela destacou também o quanto é necessário esse canal de debate, de discussões, para levar conhecimento, com propriedade e por intermédio de pessoas qualificadas.

A representante do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva – NUPITA/ UFS, Rita de Cácia Souza, falou da sua alegria em participar do Seminário. Ela destacou o Setembro Verde ao afirmar que a data 21 de setembro é um marco de luta para uma acessibilidade mais efetiva para a pessoa com deficiência.

Segundo ela, o foco do evento é na questão da acessibilidade, com a abordagem de temáticas como audiodescrição e tecnologia assistiva. “Esta é uma luta que não é e não deve ser só de alguns, é uma luta nossa. É uma alegria para nós do NUPITA contribuir com esse processo trazendo conhecimento. A gente está aqui também como um serviço se somando a OAB, ao projeto Oficializa LIBRAS, de Kamila Gouveia, que é tão importante e pelo reconhecimento social que ele vem tendo”, enfatizou.

Rita de Cácia Souza revelou que o NUPITA/ UFS tem 15 linhas de estudo, extensão e pesquisa, com várias temáticas. De acordo com ela, o Núcleo vem sendo conduzido de forma coletiva pelos mediadores, que são pessoas dedicadas e que vêm se doando completamente à causa, ao conhecimento, nessa caminhada.

Programação

O evento Setembro Verde: Seminário Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência iniciou às 8h, com palestra e debate realizados pelo Grupo de Trabalho “Docência, Psicomotricidade e Inclusão”, com a abordagem da temática “Audiodescrição: acessibilidade para pessoa com deficiência”, tendo como palestrante Cândida Luísa Pinto Cruz e como mediadora, Débora dos Reis Silva Backes, do Gupo de Trabalho Práticas e Inclusão.

Às 10h foram realizados palestra e debate pelo Grupo de Trabalho “Tecnologia Assistiva”, com a abordagem do tema “Dificuldade de Acessibilidade da Pessoa com Deficiência aos Serviços”, tendo como palestrante Elaine Cristina Santos e mediação de Helon Belmiro Sampaio Bacellar.

Às 14h, foram realizados palestra e debate do Grupo de Trabalho “Neuroeducação e Inclusão, com a abordagem da temática “Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com Deficiência Intelectual”, tendo como palestrante Ana Cláudia Sousa Mendonça e como mediador Wine Silva de Santana Santos Castor.

Às 16h, ocorreram palestra e debate do Grupo de Trabalho “Neuroeducação e Inclusão”, com a abordagem do tema “A Sociedade da Informação e o Debate sobre Inclusão Social”, tendo como palestrante Ana Laura Campos Barbosa, e como mediadora Alene Mara França Sanches Silva, do Grupo de Trabalho “Educação Infantil e Inclusão”.

Às 19h, aconteceram palestra e debate do Grupo de Trabalho “Alfabetização e Inclusão, com a abordagem da temática “Intervenção Interdisciplinar em Pacientes com TEA. Desafios e Vantagens do Trabalho em Equipe”, tendo como palestrantes a fonoaudióloga Marília Evellyn Hilário Santos e a Terapeuta Ocupacional Thaís Sérvulo Santana Santos, e como mediadora Maria Ailda dos Santos Dória.

Para assistir o evento acesse: https://www.youtube.com/watch?v=5ayskduC_wE