Outubro Rosa: OAB ilumina fachada do casarão em apoio a campanha de conscientização sobre o câncer de mama

A partir desta sexta-feira, 1º, até o final do mês de outubro, a fachada do prédio onde funciona a sede da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), será totalmente iluminada de rosa. A iniciativa é em apoio a campanha do Outubro Rosa, que tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama.

De acordo com o presidente da Seccional, Inácio Krauss, o movimento Outubro Rosa é apoiado pela Secional há alguns anos. Segundo ele, essa ação é muito importante por simbolizar o combate ao câncer de mama e incentivar a adesão da população e das entidades no apoio à prevenção de tão grave enfermidade.

A presidente da Comissão de Direito Médico e Saúde, Clarissa Marques Santos França, afirmou que o Outubro Rosa visa chamar a atenção para o problema da quantidade crescente de câncer de mama que acomete a população brasileira, situação que decorre de diversos fatores. “Chamo atenção para a péssima qualidade de vida da população e a falta de acesso aos cuidados básicos de prevenção, diagnóstico rápido e tratamento eficaz”, salientou.

O médico ginecologista, Kelso Passos, parabeniza a Ordem por se envolver mais um ano na campanha e alertar a sociedade para a doença na luta contra o câncer de mama. “A OAB/SE iluminando o Palácio Da Cidadania, um prédio histórico, tombado pelo patrimônio cultural, localizado em uma das avenidas mais importantes da capital sergipana presta um grande serviço à sociedade por trazer uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo, de apoio a esta causa de conscientização da doença que mais causa morte entre as mulheres”, ressaltou Passos.

Sobre o Movimento

O Movimento Outubro Rosa é comemorado mundialmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros, surgiu posteriormente. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo, SP. A iniciativa ocorreu no dia 2 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, realizada por um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama.