Discursos eloquentes em defesa do papel da advocacia marcam solenidades de compromisso em Aracaju

As solenidades de compromissos de novos advogados e advogadas de Sergipe realizadas nesta quinta-feira, 07, em Aracaju, foram marcadas por discursos eloquentes, que enalteceram o papel social da advocacia e defenderam a necessidade de salvaguardar o Estado Democrático.

As cerimônias ocorreram de forma presencial em três horários distintos (às 10 horas, às 15 horas e às 19 horas), com transmissão ao vivo através do Youtube. Os eventos foram prestigiados por membros do Conselho Seccional, da CAA/SE e da ESA Sergipe.

“Após várias solenidades realizadas de forma virtual, temos a imensa alegria de poder voltar a promover uma cerimônia como essa, pensada com carinho para todos vocês. A gente vê essa solenidade como uma das mais importantes”, disse o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss.

Em seu discurso, Inácio ponderou que a advocacia atua muito além da defesa das garantias, dos direitos e dos interesses dos cidadãos. “Temos uma responsabilidade social consagrada na Constituição Federal de defender a sociedade, a democracia e os direitos humanos”, afirmou.

A nova advogada, Ana Luiza Brito de Oliveira, foi a responsável por proferir uma mensagem em nome dos bacharéis que receberam suas carteiras na primeira solenidade. Em sua fala, Ana enalteceu o acolhimento da OAB/SE à jovem advocacia e defendeu a missão da profissão.

“O papel do advogado não pode ser esquecido. Nossa função é defender os interesses sociais e garantir o funcionamento do Estado Democrático. Somos a porta de entrada para a justiça social e a paz para as dores das pessoas. Nosso dever é buscar incessantemente a justiça”.

Ana Luiza falou ainda sobre a responsabilidade de utilizar a técnica e o dom no exercício diário da advocacia. “Que ostentemos não os nossos recursos, mas sim o nosso comprometimento com a justiça, cidadania e igualdade. Somos agentes para reformulação da sociedade”, disse.

Na ocasião, o diretor-geral da ESA, Kleidson Nascimento, proferiu a mensagem de boas-vindas aos novos profissionais em nome do Conselho Seccional da OAB. “Precisamos cuidar da advocacia, que não é um exercício individual. Apresentamos a defesa do Estado Democrático”.

“A defesa intransigente dos princípios constitucionais será e sempre foi a bandeira da nossa profissão. Por isso somos porta-vozes, em busca de concretizar justiça. Não é por acaso que a Constituição Federal cita a advocacia como indispensável à administração da justiça”, abalizou.

Na segunda cerimônia realizada, a nova advogada, Keila Menezes Marques, ministrou uma mensagem demonstrando a emoção dos jovens profissionais em ingressar à advocacia. “Lembremos de cada lágrima e sentimento que nos atingiu durante o tempo de estudo”.

“Enfrentamos o Exame de Ordem com o destemor que o Código de Ética exige de nós. Essa é a nossa vocação, a nossa escolha e as provas foram só mais uma etapa”, contou. Keila afirmou que a OAB/SE deu e dá a certeza de que a advocacia está sendo sempre amparada.

“Durante o Curso de Ingresso realizado na semana passada pela OAB pudemos experimentar que temos um lar; não estamos sozinhos. Agora fazemos parte de uma instituição respeitada, que possui uma história nobre. Lembremos o peso daqueles que lutaram para isso”, pontuou.

O diretor-tesoureiro da OAB/SE, David Garcez, foi o representante da Seccional a passar um discurso de acolhimento institucional. “Esse é um momento importante não só para vocês, mas também para todos que compõem essa mesa. Também estávamos aguardando por isso”.

O dirigente compartilhou um pouco de sua jornada na advocacia, ponderando a importância de ter coragem no exercício profissional. “A advocacia é feita de coragem. Sejam esperançosos; não desistam. Na profissão, vocês são iguais a todos que estão nessa bancada”.

“Não caiam na ostentação. Dediquem-se ao trabalho e a ética. O nosso sucesso é atuar com perseverança, dedicação e muito estudo”, discursou. David Garcez citou ainda um escrito inspirador de Rui Barbosa, que fala sobre as tábuas da vocação da advocacia.

Na última solenidade, o novo advogado, Vinicius Oliveira Pinto Manoel, foi o responsável por proferir a mensagem em nome dos bacharéis. A bandeira levantada por Vinicius foi a necessidade de luta constante em defesa da democracia, que tem sido bastante atacada.

“Vivemos tempos conturbados de semi-fascismo em que as instituições democráticas de nosso Estado são atacadas e vilipendiadas em prol de interesses exclusos. Infelizmente, não podemos excluir como vítimas desses ataques a advocacia e a OAB”, propôs a reflexão.

Vinicius pontuou que diante desse cenário a classe deve ter em mente que ela protagonizou e permanecerá a protagonizar na construção e sedimentação da democracia. “A advocacia age como instrumento de garantia dos direitos dos cidadãos e luta pela defesa da democracia”.

Em seguida, a conselheira federal da OAB Sergipe, Glícia Salmeron, realizou um discurso sob o fito de recepcionar os jovens profissionais representando toda a Seccional. “Vocês serão a partir de hoje pessoas que representarão a sociedade com ofício de defesa e pacificação”.

“Vocês terão a sabedoria de lidar com a escuta e representarão os valores sociais. Precisamos entender nosso papel no contexto social, mas sobretudo compreender que somos eternos aprendizes”, disse. Glícia ponderou ainda que a profissão não sobrevive sem uma OAB forte.

Para assistir as solenidades, basta acessar o canal da OAB/SE no Youtube.
As fotos das cerimônias estarão em breve na FanPage da OAB/SE.