Semana Mundial dos Animais é encerrada na OAB/SE com campanha de adoção de cães e gatos

Na última sexta-feira, 08, a Semana Mundial dos Animais foi concluída na OAB Sergipe com o fomento a um ato de empatia. A Comissão de Direito Animal da Seccional promoveu uma campanha de adoção de cães e gatos, com arrecadação de ração e realização de sorteios.

A campanha contou com a parceria do “Instituto Safira” e do “Voluntários Pet Aju”, duas ONGs que apoiam a causa, e abrigam e resgatam animais abandonados e vítimas de maus-tratos. Durante a ação, gatos e cães castrados estiveram disponíveis para fazer parte de um lar.

A primeira adoção do dia foi bastante festejada e partiu de um prestador de serviços da OAB. Marcos Fiel, vigilante na entidade, adotou uma cadela filhote. “Já tenho um outro cachorro. Sempre gostei muito de cães e quando olhei essa filhotinha foi amor à primeira vista”.

Entre uma das histórias mais comoventes dos animais que estiveram na OAB está a de Vitória, uma cadela adulta que teve a pata esquerda amputada após ser esmagada por um caminhão. Embora sejam vítimas de ações cruéis, todos os animais são meigos, amorosos e amigáveis.

Alessandra Campos, presidente da ONG “Voluntários Pet Aju”, conta que todos os cães foram resgatados em situação de maus tratos. “Andinho, um dos cachorros que trouxemos, foi esfaqueado por um morador de rua. A gente o resgatou e hoje ele está aqui saudável”.

“Cada um deles tem uma história triste, mas todos são amorosos e estão prontos para um lar. Nós reabilitamos e preparamos todos eles para adoção. Por isso essa ação da OAB é importante, porque ajuda a divulgar nosso trabalho e colabora com as adoções”, afirmou.

Dora Santana, criadora do “Instituto Safira”, comentou sobre os desafios da luta em favor da vida dos felinos. “A maioria das pessoas discriminam os animais, principalmente os gatos. Eu não sei por quê há a cultura de que se deve colocar veneno para mata-los”, desabafa.

“Não sei por quê há a cultura de colocar filhotes em sacos lacrados para morrerem, tirando-os de suas mãezinhas quando eles mais precisam de leite materno. Isso para um protetor é terrível. A gente precisa dar mamadeira a eles de duas em duas horas”, pondera Dora.

Dora diz que sua trajetória em prol da causa animal começou quando uma gata foi deixada na porta de seu apartamento. “Minha neta deu a nomeou como ‘Safira’. Tenho a certeza que Safira foi enviada por Deus como um chamado. A partir dela comecei a observar os gatos”.

Cristiane Oliveira, voluntária do Instituto, afirma que é preciso cada vez mais conscientização. “São impressionantes os casos que chegam até nós. São várias vítimas de abandono, fome, tortura, etc. A gente, infelizmente, ainda se choca. Até onde vai a crueldade do ser humano?”.

A advogada, Claudia Maria Costa Dantas, foi uma das pessoas que adotaram um gato na ação. Segundo ela, campanhas como essa são essenciais. “As pessoas costumam comprar animais, esquecendo do amor que um bichinho adotado pode dar. É questão de empatia”, avalia.

A ação da OAB contou com a parceria da Atalaia Rações e da Plamev. As empresas ofereceram kits para os adotantes e brindes para serem sorteados entre os participantes da campanha. De acordo com a representante do setor de marketing da Plamev, Mariane Santos Barbosa, o apoio a iniciativas como essa, de adoção e doação de ração, já faz parte das ações da empresa.

“A gente sabe o valor de ações como essa. Hoje, infelizmente, há muitos animais em situação de rua, vulneráveis, e a Plamev tem diversas campanhas nesse sentido, incluindo também doação de rações. A gente vê como uma iniciativa essencial e busca agregar valor a isso”, diz.

O médico veterinário, Marcos Figueiredo, esteve presente à ocasião e destacou a importância de fomentar ações que contribuem para a adoção responsável. “Há algum tempo atuo em parceria com a Comissão de Direito Animal e é com alegria que venho aqui apoiar a iniciativa”.

“A adoção de animais é benéfica tanto para os bichinhos quanto para seus tutores e precisa ser cada vez mais fomentada. Esses animais já passaram por muito sofrimento e carecem de um lar para receber e oferecer amor. O carinho que os tutores recebem é imensurável”, conta.

Adoção:

O Instituto Safira possui gatos à procura de um lar. Os interessados podem procurar os felinos disponíveis no instagram @instituto.safira
Os cães abaixo ainda estão disponíveis para adoção. Em caso de interesse, basta entrar em contato com a ONG Voluntários Pet Aju através do instagram @voluntariospetaju