OAB/SE empossa novos membros do NUMEC

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), deu posse nessa quarta-feira, 20, aos novos membros do Núcleo de Mediação e Conciliação de Conflitos (NUMEC). Foram empossados uma coordenadora, sete mediadores dativos e dois defensores dativos. A solenidade aconteceu na sala de reuniões da OAB/SE e contou com a presença da presidenta em exercício da OAB/SE, Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar e da coordenadora do NUMEC, Katiene Barbosa dos Santos.

A presidenta em exercício da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, disse que houve uma significativa ampliação do NUMEC.  “Hoje temos uma grande procura pelo Núcleo de Mediação da nossa instituição, principalmente por parte dos advogados que têm algum conflito com os seus clientes. E a chegada desses novos integrantes é muito importante porque são pessoas que vêm para se agregar a um trabalho que efetivamente já é um sucesso”, afirmou.

Segundo ela, através do NUMEC, os advogados colocam o seu múnus voluntário para poder servir a classe e a sociedade. “No momento em que a gente vive atualmente, com grandes conflitos de ideias, ter o Núcleo de Mediação funcionando para buscar esse reequilíbrio entre cliente e advogado é um grande ganho para a advocacia e a sociedade”, enfatizou.

A coordenadora do NUMEC, Katiene Barbosa dos Santos, também destacou a importância da chegada dos novos membros no Núcleo de Mediação. Segundo ela, o NUMEC foi um sonho concretizado em 2017, e que efetivamente passou a funcionar nesta gestão, no ano de 2019.

Conforme a coordenadora, o NUMEC vem sendo melhorado e a chegada de novos integrantes contribui muito para o atendimento satisfatório aos advogados e a sociedade na solução dos litígios.

“A cada ano vêm sendo realizadas melhorias e nessa gestão a gente teve apoio para implementação desses aprimoramentos. Nós não tínhamos defensores dativos no Núcleo e hoje nós temos cinco e também aumentamos o número de mediadores para 20”, ressaltou.

Katiene Barbosa explicou ainda que o NUMEC é exclusivo para resolução dos litígios que envolvam pelo menos um advogado. “Cliente x advogado, advogado x advogados e advogado x cliente. Tanto o advogado quanto o cliente pode ser solicitante”, afirmou.

As audiências são realizadas no NUMEC, que fica localizado na sede da OAB/SE. Atualmente as audiências são realizadas de forma mista (virtual e presencial). “É um pré-processual com o fim de agregar ainda mais a cultura da paz e da comunicação na sociedade”, salientou.

Katiene destacou também o desempenho do Núcleo ao longo dos últimos anos. Segundo ela, em 2019 houve uma resolutividade de 45% no número de casos que chegaram ao NUMEC. Em 2020, com a entrada dos defensores dativos os números melhoraram com o registro da resolução de 70% dos casos, e em 2021 está beirando os 80% de soluções positivas.

Confira a relação dos novos membros:

Coordenadora – Emanuela Lima Mendonça Barreto

Mediador Dativo – Daniel Lima Mendonça

Mediadora Dativa – Jacqueline Dantas Macedo Ferreira

Mediadora Dativa – Loredana Barbosa Almeida

Mediadora Dativa – Mariana Tenório Fernandes Teles

Mediadora Dativa – Marina Gonçalves Rodrigues Costa

Mediadora Dativa – Patrícia França Vieira

Mediador Dativo – Thiago Augusto Souza Silva

Defensora Dativa – Aline Pinto Marques

Defensor dativo – Tiago Enos Vasquez Pimenta