OAB participa de sessão especial na CMA em comemoração aos 504 anos da Reforma Protestante

Em alusão ao dia da Reforma Protestante, comemorado no dia 31 de outubro, foi realizada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta sexta-feira, 22, uma Sessão Especial. A solenidade foi de iniciativa da vereadora, Emília Corrêa, e contou com a participação da secretária-geral adjunta da OAB Sergipe, Andrea Leite, e do vice-presidente da Comissão de Liberdade Religiosa, Douglas Costa.

Na abertura do evento, Emília Corrêa fez uma breve retrospectiva histórica sobre a Reforma, explicando que foi um movimento que teve início em 31 de outubro de 1517, na Alemanha, quando o monge, Martinho Lutero, protestou contra doutrinas e práticas da igreja dominante. Lutero conclamou o povo a repensar a maneira como o cristianismo era interpretado.

Em sua fala, o vice-presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/SE afirmou ser uma honra participar, mais um ano, da celebração. “Que esse convite de participação ativa inspire outros parlamentares, não apenas em dias festivos, mas também para as grandes discussões que essa casa propõe, pois, certamente a sociedade, de maneira geral, ganha”, avaliou.

“A reforma protestante, que tem como nome de destaque Lutero marcou não apenas a história do cristianismo, mas do próprio ocidente porque não foi um evento exclusivamente religioso: é um evento paradigmático para o que chamamos de modernidade, influenciou a cultura, política, educação, economia e concebeu um novo olhar ao cristianismo”, disse.

Douglas Costa elucidou que as consequências filosóficas de Lutero para a modernidade são a importância da palavra, a eliminação da exterioridade, a universalização da condição do sacerdócio, a interioridade e a noção de liberdade de consciência. “Alguém de tamanha envergadura e coragem para questionar todo o sistema de uma época e por sua bravura influenciar o curso da própria história, merece e deve ser lembrado e celebrado”, abalizou.

Andrea Leite pontuou a importância da sessão. “O dia 31 de outubro foi uma data em que foi quebrada a hegemonia política e religiosa da igreja católica. O convite à OAB/SE em estar aqui participando é a demonstração da importância da instituição na defesa constitucional das causas sociais, do Estado Democrático de Direito, do direito à crença religiosa”, ponderou.

“A demonstração disso é a atuação de nossa Comissão, que tem garantido a pluralidade e tem trabalhado para que o direito às religiões seja assegurado. Eventos como esse são de extrema importância porque faz com que a gente volte o olhar para a história e perceba que a religião deveria estar dissociada da política”, completou.

Para assistir ao evento completo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=9a9Xe83zhMI