OAB Sergipe prestigia posse de Luís Alberto Meneses no cargo de conselheiro do TCE/SE

Nesta quinta-feira, 04, representando a advocacia sergipana, a presidenta em exercício da OAB Sergipe, Ana Lúcia Aguiar, prestigiou a solenidade de posse do ex-procurador do Ministério Público de Contas, Luís Alberto Meneses, no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas.

“O Tribunal visa contribuir com o fortalecimento da democracia e com a proteção dos cofres públicos. É preciso que a Corte esteja sempre forte para ser uma entidade vigilante e crítica à gestão da economia no Estado. Por isso, o ingresso de um membro com o currículo de Luís Alberto é salutar”, disse Ana Lúcia.

“Tenho certeza que o cargo será muito bem ocupado, tendo em vista o grande conhecimento intelectual e jurídico do novo conselheiro, a quem desejo sucesso e êxito em mais essa nobre função. A OAB/SE permanece sempre à disposição do Tribunal para diálogo e união de forças”, completou.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TCE/SE, Luiz Augusto Ribeiro, que enalteceu, em seu discurso, a capacidade técnica do novo membro. “O assento do conselheiro nesta Casa agregará imensurável valor técnico aos julgamentos dos processos submetidos à esta Corte”.

“Isso não apenas por ser o primeiro conselheiro egresso da carreira do MPC, mas pelo distinto comprometimento do empossado. Digo por sua trajetória de vida, cujo histórico revela zelo e compromisso com o desempenho das atribuições dos cargos públicos que ocupou”, afirmou.

O empossado considerou a posse como o fechamento de um ciclo. “De certa maneira, hoje completo um ciclo, já que entrei no Tribunal na área técnica, depois ingressei no Ministério Público de Contas e agora tomo posse no cargo de conselheiro”, abalizou o novo conselheiro.

Em sua fala, Luís destacou os benefícios que o exercício do controle externo deve proporcionar à sociedade. “O controle externo é muito importante no controle da legalidade, do zelo pelo erário, mas também tem uma função fundamental no aperfeiçoamento das políticas públicas”.

Luís Alberto Meneses foi empossado na vaga decorrente da aposentadoria do conselheiro, Carlos Alberto Sobral. “Para mim é uma grande honra e uma grande responsabilidade representar um órgão de estatura constitucional como é o Ministério Público de Contas”.

Ao falar em nome do MPC, o procurador, João Augusto Bandeira, salientou que o empossado possui todos os predicados e condições para bem cumprir a nova missão que começa. “Quem conhece sua trajetória facilmente percebe a inteligência lógica e o foco nos objetivos”.

Na ocasião, o governador, Belivaldo Chagas, ressalvou o currículo do novo conselheiro. “É o perfil de um cidadão extremamente competente, um técnico que já atua no Tribunal de Contas. Ele vai muito contribuir para com os trabalhos no Tribunal”, concluiu.

Currículo do empossado

Graduado em Direito e em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Luis Alberto Meneses ingressou no Ministério Público Especial junto ao TCE/SE em 11 de dezembro de 2003, como subprocurador.

Após aprovação em concurso público em 19 de fevereiro de 2015, foi empossado procurador. Ainda em sua trajetória profissional, foi também coordenador e técnico de Controle Externo no TCE/SE, além de Auditor Fiscal da Previdência Social no Instituto Nacional do Seguro Social.