1º Fórum do Programa Municipal de Guarda Responsável de Animais Domésticos é apoiado pela OAB/SE

A OAB Sergipe, através da Comissão de Direito Animal, está apoiando o 1º Fórum do Programa Municipal de Guarda Responsável de Animais Domésticos. O evento ocorrerá nesta sexta-feira, 26, e é destinado a protetores e ativistas que residem ou atuam em São Cristóvão, bem como a representantes de ONGs de proteção animal com sede ou atuação no município.

A primeira mesa redonda do evento, que colocará em debate a saúde ambiental e o respeito à vida Animal, contará com a explanação de Danielle Ferreira, presidente da Comissão de Direito Animal da OAB/SE, e de Nazaré Moraes, militante na ONG ELAN. Na segunda mesa redonda, será apresentado o “Programa Municipal de Guarda Responsável a Animais Domésticos”.

O Fórum será promovido das 8 às 16 horas no Salão do Paço Municipal de São Cristóvão e as inscrições, que estão abertas até amanhã, 23, podem ser feitas através do link: https://forms.gle/QQfKdx7Bb5uP4HWUA. Na ocasião, a prefeitura realizará o cadastramento de ONGs interessadas em ser parceiras no “Programa Municipal de Guarda Responsável”.

“Através desse evento, espera-se reunir pessoas sensíveis à causa animal, que já atuam ou desejam atuar no município, para a criação de uma rede de apoio visando à efetivação do Programa Municipal de Guarda Responsável de animais domésticos”, explica Elis Correia, coordenadora de vigilância ambiental do município de São Cristóvão.

“O propósito é promover uma reflexão coletiva sobre o tema em pauta, propiciando debates e trocas de experiências, além de apresentar o Programa Municipal de Guarda responsável, suas ações propostas, parcerias com a UFS para atendimentos veterinários e castrações, aquisição de castramóvel municipal, e desdobramentos educativos”, enfatiza a coordenadora.

Cadastro de ONGS parceiras

Em relação ao cadastramento de ONGs no “Programa Municipal de Guarda Responsável”, a Secretaria Municipal de Saúde ofertará aos cadastrados capacitações sobre documentações e trâmites que fazem parte de editais públicos.

A parceria objetiva também uma série de ações conjuntas como castrações, atendimentos veterinários e campanhas de arrecadação de ração. Além disso, a ideia é divulgar os animais das ONGs parceiras nas redes sociais da prefeitura visando à adoção responsável dos bichanos.

Programação

Local: Salão do Paço Municipal São Cristóvão-SE. Praça São Francisco.
8h Credenciamento
8:30 Mesa de abertura
9:30h Roda de apresentação
10h: MESA REDONDA 1: Saúde Ambiental e respeito à vida Animal (Danielle OAB e Nazaré da ONG ELAN)
10:30h MESA REDONDA 2 : Apresentação do Programa Municipal de Guarda Responsável de Animais Domésticos e Fluxo para atendimento a crimes de maus tratos e abandono
12h Intervalo para almoço
13h Dinâmica de retomada e divisão em grupos.
13:30h Grupos de Trabalho para debate de temas propostos
15h – Apresentação dos Grupos e abertura de cadastramento de interessados em parcerias com a Prefeitura
16h – Encerramento do evento