OAB Sergipe lança e-book “Pela Ordem, as advogadas pedem a palavra: direito e transformação”

Concretizando mais uma ação em prol da valorização da mulher advogada, a OAB Sergipe lançou nesta quinta-feira, 09, o e-book digital “Pela Ordem, as advogadas pedem a palavra: direito e transformação”. A publicação é uma iniciativa inédita da Seccional, idealizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher em parceria com a Escola Superior de Advocacia.

O livro digital pode ser acessado aqui: https://drive.google.com/file/d/1ul2rwteCFlBiGQVqF4Esr4dNmRcvDiY3/view

E-book

A publicação traz 21 artigos de advogadas sergipanas, que abordam temas como conciliação da advocacia com a vida acadêmica; o papel do orientador jurídico social na efetivação dos direitos sociais; a lei de cota por gênero; a necessidade da figura feminina no acolhimento policial das vítimas de violência doméstica; a ideologia da subalternidade feminina; etc.

O e-book esteve sob a coordenação da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB Sergipe, Adélia Moreira Pessoa; da vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar; da conselheira seccional, Acácia Gardênia Santos Lelis; da corregedora-geral, Robéria Silva; e do diretor-geral da Escola Superior de Advocacia, Kleidson Nascimento.

“A proposta do e-book busca uma abordagem crítica de avanços, retrocessos, desafios e possibilidades para a real aplicação de um direito antidiscriminatório, com foco em cidadania. A revista foi pensada pela Comissão e está sendo construída a várias mãos, tendo em vista que precisamos superar o androcentrismo na cultura jurídica brasileira”, considerou Adélia Pessoa.

Segundo ela, é necessário lutar para que o número de mulheres em espaços políticos, sociais e científicos cresça. “Tivemos avanços consideráveis, mas a voz da mulher ainda permanece um tanto invisibilizada. Para a mulher era reservado apenas o espaço privado, mas hoje somos maioria na advocacia e no eleitorado brasileiro, e precisamos ser maioria em outros espaços”.

Lançamento

O lançamento da publicação aconteceu durante a Roda de conversa “Participação da mulher na vida pública: superando desafios”. Na ocasião, a vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, reafirmou a união como a principal ferramenta para que as mulheres ocupem os espaços públicos. “O melhor caminho para isso é se inspirar em outras mulheres e ter união”.

Hermosa França, presidente da CAA/SE, pontuou a honra de estar ao lado de guerreiras nas mais diversas esferas. “Estão aqui advogadas, parlamentares, gestoras; são mulheres que nos inspiram e nos dão exemplo de vivência. Estou presidente da CAA/SE e posso dizer que isso foi um aprendizado muito grande. Somos competentes e podemos estar em espaços de poder”.

A corregedora-geral da OAB Sergipe, Robéria Silva, também ponderou a importância da efetiva participação da mulher na esfera para além do âmbito privado, principalmente da mulher negra. “Somos poucas as mulheres pretas nesses espaços. Eu, enquanto mulher preta, que ocupo um espaço na OAB, fui percebendo o quanto isso significava para outras pretas”.

Para a coordenadora do Grupo de Trabalho da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Michele Torquato, a presença dessas mulheres aqui no evento é muito significativa. “Esse é um espaço de voz. Um espaço em que vamos nos inspirar ainda mais. São mulheres que estão ocupando espaços que são ocupados, em grande maioria, por homens”, considerou.

Silvana Farias, vice-diretora geral da Escola Superior de Advocacia de Sergipe, afirmou que os eventos e ações promovidos pela Comissão são sempre inspiradores. “Como mulher a gente percebe como esses espaços são ocupados. Mas essa gestão me dá um aprendizado muito valoroso. Aqui eu me sinto representante e representada e isso é de extrema gratificação”.

Roda de conversa

Com o intuito de discutir ações e medidas para superar os desafios de ser mulher em uma sociedade construída sob a égide do machismo e do patriarcalismo, a roda de conversa contou com a participação de oito mulheres que ocupam distintos espaços na esfera pública.

Foram elas Maria Angélica França e Souza, desembargadora; Katarina Feitoza, vice-prefeita de Aracaju; Maria Mendonça, deputada estadual em Sergipe; Linda Brasil, vereadora de Aracaju; Georlize Oliveira, delegada; Ana Manuela Hora, diretora de Colégio; Ana Paula Miranda, pesquisadora; e Ivânia Pereira, presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE).

O evento foi transmitido através do instagram da OAB/SE.