Ações da OAB Sergipe em prol do desenvolvimento sustentável são reconhecidas e entidade recebe Selo ODS

A atuação da OAB Sergipe foi agraciada nesta quinta-feira, 16, com o Selo ODS, que visa reconhecer projetos e ações que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao todo, são 17 objetivos que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e em todo o mundo.

A Organização das Nações Unidas (ONU) pensou nos 17 objetivos como forma de proteger o planeta e garantir paz e prosperidade para a humanidade. Entre eles estão redução das desigualdades; igualdade de gênero; paz, justiça e instituições eficazes; água potável e saneamento; vida na água; educação de qualidade; saúde e bem-estar; fome zero; etc.

A solenidade de entrega do Selo ODS aconteceu durante a abertura do Encontro Estadual ODS, que foi realizada na noite desta quinta-feira, 16, na Uninassau. O evento teve o objetivo geral de implementar o ODS nas organizações, além de socializar, preparar e municipalizar os ODS em todos os municípios do Estado, efetivando o sonho de uma sociedade mais sustentável.

O Encontro foi organizado pelo Movimento Nacional ODS/Sergipe e, além de discutir a Agenda 2030, o evento premiou, por meio do Selo ODS, aqueles que trabalham com a Agenda – um plano de ação global que reúne os 17 ODS. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, Robson Barros, participou da cerimônia e recebeu o Selo em nome da Seccional.

“A OAB realiza um trabalho fundamental para a construção de um Estado e um país melhores para o hoje e o amanhã. Para mim, é uma honra estar nessa solenidade representando uma instituição que atua com os mais diversos braços (comissões, diretoria, Conselho Seccional, etc) sob o compromisso de atender necessidades das gerações atuais e futuras”, disse Robson.

Segundo Robson, a Ordem atuou veemente para promover bandeiras imprescindíveis como a defesa da vida na água e na terra, a redução de desigualdades, a igualdade de gênero, etc. “É com grande orgulho que digo: a nossa Seccional atuou diariamente, através das mais diversas comissões especiais e temáticas, em defesa da dignidade da vida humana e da vida animal”.

Compromisso social

Nos últimos anos, foram diversas as ações empreendidas pela OAB em prol da efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Exemplos disso foram a arrecadação da Comissão de Direitos Humanos de cinco mil litros de água para a população de Riachuelo; a vistoria da Comissão de Direito Ambiental em Brumadinho; a realização de audiências públicas para discutir o impacto socioambiental causado pelo vazamento de petróleo; o ingresso da OAB como amicus curiae em ação que busca soluções para alagamentos no Bairro Jabotiana; a adoção de medidas relativas à denúncia de maus tratos aos animais no CETAS e CRAS; etc.

“Nos últimos anos, embora os desafios trazidos pela pandemia, a OAB/SE intensificou o ritmo de trabalho para estar nessa luta humanitária. Para nós, ao perpassar contextos tão complexos e distintos, foi triplicada a necessidade de lutar. A Seccional ingressou com ações judiciais em defesa do meio ambiente, realizou doação de água, comida, ração, sangue, e tantas outras ações. Todos juntos (diretoria, comissões, órgãos e Conselho Seccional), reafirmamos a vocação da OAB em defender permanentemente a humanidade. Foi um trabalho coletivo, trabalhamos muito e isso está sendo reconhecido”, disse o presidente da OAB, Inácio Krauss.