Emoção marca a entrega da premiação da 6ª edição do Concurso Cultural de Desenho, Pintura e Poesia da OAB/SE

A manhã dessa quinta-feira, 16, foi de muita emoção para os participantes da premiação da 6ª edição do Concurso Cultural de Desenho, Pintura e Poesia da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE). A entrega da premiação aos vencedores do Concurso, promovido pela Comissão da Infância, Adolescência e Juventude, ocorreu no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE). Na oportunidade foi lançado o livro Concurso Cultural de Desenhos, Pinturas e Poesias, que traz trabalhos premiados nas seis edições do certame e resgata o protagonismo juvenil das crianças e adolescentes da rede de ensino do Estado.

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, realizou a abertura do evento. Segundo ele, o concurso começou na gestão do presidente Henri Clay Andrade, idealizado pela então presidente da Comissão da Infância à época e conselheira federal, Glícia Salmeron. “Hoje estamos aqui consolidando esse sonho, que é continuar incentivando as crianças e adolescentes a criar e produzir todos esses trabalhos de pintura, desenhos e poesias, e como prometido no ano passado realizando a entrega do livro do Concurso Cultural de Desenhos, Pinturas e Poesias que traz a compilação dos trabalhos feitos nos últimos seis anos”, revelou.

Krauss informou ainda que além do livro físico também foi disponibilizado o arquivo de PDF da publicação para que a obra possa ter um maior alcance. “Este é um marco histórico para OAB, a infância, juventude, adolescência e para a Comissão que desenvolve um trabalho social fantástico. É papel da OAB estar à frente das grandes causas sociais e a infância, adolescência e juventude é uma grande causa social que sempre foi levantada pela Ordem, através da nossa Comissão”, afirmou.

Defesa da criança

A vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, salientou que o concurso foi idealizado por pessoas gigantes e que têm na defesa da criança, do adolescente e do jovem a sua mola propulsora para a formação do cidadão do amanhã. “Vocês são os atores, são o nosso futuro, são vocês que vão colher essas sementes que já estão dando frutos. Esse livro é uma semente que foi plantada e que já está frutificando”, pontuou.

Ana Lúcia disse ainda ser uma honra muito grande poder estar na solenidade e rever um filme de todos os momentos vivenciados nos últimos seis anos, ao ver o talento de cada um de dos estudantes brotar. “A nossa luta, a nossa defesa pelos direitos das crianças, adolescentes e dos jovens não cessa jamais”, enfatizou.

A presidente da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude, Acácia Lelis, ressaltou a importância da solenidade, momento de destaque do protagonismo infantojuvenil. “Esse é um projeto que sentimos a satisfação em concretizar. Eu fico muito emocionada em realizar. Desde a gestão do ex-presidente Henri Clay Andrade pensamos em como dar voz a criança e ao adolescente”, ressaltou.

Ela parabenizou a todos os participantes do Concurso Cultural de Desenho, Pintura e Poesia, e agradeceu ao presidente Inácio Krauss, por sempre incentivar a realização do projeto, aos integrantes da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude, especialmente a vice-presidente da Comissão, Arlene Batista, a CAASE, a Assessoria de Comunicação da OAB/SE, e a todos que de alguma forma colaboraram com o sucesso da iniciativa.

“É uma grata satisfação encerrar a gestão premiando esses jovens, que tiveram a oportunidade de expressar o seu protagonismo através da arte. Na realidade o dia de hoje é uma coroação porque a gente faz esse encerramento lançando uma coletânea de trabalhos e trazendo para a sociedade sergipana a expressão dessa arte. Estamos terminando a gestão em 31 de dezembro de 2021, mas esperamos que a próxima Diretoria dê continuidade a este concurso tão importante, destinado a crianças, adolescentes e jovens. O nosso trabalho foi exitoso e ficamos felizes por isso”, salientou.

Marco para a OAB

A vice-presidente da Comissão, Arlene Batista, disse que encerra a gestão muito feliz com o resultado. Segundo ela, todos os anos a Comissão mobiliza as escolas públicas municipais e estaduais para a participação no Concurso, e nestes dois últimos anos por conta da pandemia teve a participação também de escolas particulares. “Para a gente é uma alegria imensa encerrar o projeto, mas desejando que ele tenha continuidade. Ao término de um edital a comunidade acadêmica já fica ansiosa para participar do próximo, para a gente o concurso virou um marco para a própria OAB”, disse.

A presidente da CAASE, Hermosa França, parabenizou a Comissão por mais um evento de excelência e ressaltou a participação das crianças, adolescentes e jovens no concurso. Hermosa destacou ainda a importância dos professores. “Quero agradecer a todos os professores pela dedicação porque o magistério é um sacerdócio”, afirmou.

A secretária municipal de Educação de Areia Branca, Josineide Oliveira Alves, agradeceu aos idealizadores daquele que ela considera um belíssimo projeto. “No primeiro ano não participei, mas no segundo ano eu fiquei encantada com a proposta do projeto da Comissão da OAB  porque essa ideia de vocês de reconhecerem e valorizar as nossas escolas, os nossos alunos é muito importante para todos nós, para a educação. Estamos muito felizes em participar do projeto e a cada ano poder trazer os nossos alunos para terem o potencial reconhecido. Quero agradecer a OAB, a todos os envolvidos, aos nossos professores, coordenadores, alunos, e as mães por fazerem com que a educação aconteça”, disse.

Estudantes 

A aluna da Escola Municipal Dom José Thomaz, do município de Itabaiana, Jaislainny Mickelly Lima Paixão, que representou na solenidade todas as crianças, adolescentes e jovens presentes, revelou que para ela foi muito bom participar daquele momento. “Agradeço muito pela realização desse concurso que possibilitou cada um de nós desenvolvermos o nosso talento”, comentou.

No Abrigo Caçula Barreto, cinco estudantes foram premiados, sendo três Menções Honrosas e duas premiações.  CLCB, 14 anos, recebeu Menção Honrosa na categoria Desenho. “Eu desenhei uma família. Foi a primeira vez que participei do concurso e gostei muito. Estava confiante que iria ganhar”, afirmou.

MNPS, 12 anos, também é estudante do Abrigo Caçula Barreto, e recebeu Menção Honrosa pelo desenho retratando as escolas de Sergipe. “Desenhei a cidade, a rua, as paisagens. Desenhei bonito para ganhar o prêmio e estou muito feliz”, disse.

RPLS, 17 anos, estudante do Abrigo Caçula Barreto, fez o desenho da família e conquistou Menção Honrosa. “Eu rezei primeiro, veio à inspiração e comecei a desenhar. Quando soube que tinha sido premiado fiquei feliz”, revelou.

ELD, de 17 anos, estudante do Abrigo Caçula Barreto, ficou classificada em 3º lugar na categoria Poesia com a temática gênero e violência. “Para mim representa muito essa premiação. Este ano resolvi participar e disse que iria ganhar, este era o meu objetivo e eu consegui, foi uma realização”, enfatizou.

A educadora social do Abrigo Caçula Barreto, Tatiana Menezes, disse que realiza atividades socioeducativas dentro da instituição. “Vejo nesse edital da OAB, uma possibilidade de trazer isso na prática porque o edital do concurso traz como subtemas assuntos que são debatidos dentro do Abrigo, como, por exemplo, família, proteção aos animais, cidadania, direitos e deveres. Esse é o terceiro ano que participo com o Abrigo Caçula Barreto e em todas as vezes a gente teve premiações”, ressaltou.

Ela disse ainda que é muito grata pelo concurso, porque por conta da OAB há essa possibilidade bem dinâmica de trabalhar as temáticas. Além disso, salientou que sair do abrigo e ir para o local da premiação, com auditório, público e com a presença dos membros da OAB gera muito orgulho para os estudantes. “É um espaço de socialização diferenciado para eles. Eles ficam muito motivados e ficam desejando estar nesse ambiente”, disse.

Presenças

A solenidade contou também com a participação das presidentes das Comissões de Direito da Pessoa Idosa, Lenieverson Santana; de Igualdade Racial, Monalisa Dijean; e LGBTQIA+, Moni Porto; além de professores, coordenadores, educadores sociais, alunos e alunas e pais e mães de estudantes.

Confira aqui relação dos ganhadores