Sede da Regional de Estância vai receber o nome da advogada Zilda Maria Fontes Caldas

A OAB Sergipe decidiu homenagear uma mulher advogada sergipana que deixou um legado de militância em prol da advocacia e da justiça social em Estância. Em reconhecimento à sua atuação aguerrida, a sede da OAB no município trará o nome de Zilda Maria Fontes Caldas.

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, apresentou a proposta como uma importante forma de reconhecer os valores e legados da advocacia sergipana, destacando um nome para ser lembrado sempre. “É uma forma também de dizer obrigado ao legado de dra. Zilda”, disse.

A obra da sede já está em andamento e a decisão da homenagem ocorreu na reunião ordinária do Conselho Seccional da OAB realizada nesta segunda-feira, 20. A ocasião contou com a presença de um dos filhos de Zilda, o juiz de Direito, Renato Caldas do Valle Viana.

“Só tenho a agradecer por essa homenagem. A advocacia era um orgulho para minha mãe. Ela ouvia as pessoas e se estivessem erradas, dizia ‘não tenho condições de abraçar essa causa; esse seu direito não será reconhecido’. Era sempre verdadeira com os outros”, contou Renato.

“Eu via a educação a qual ela tratava as pessoas nas audiências e tenho muito orgulho de ter vivido com esses ensinamentos. Agradeço muito por essa homenagem e por ter sido filho dela. Eu a amo até o infinito porque é isso o que ela deixa para a gente”, considerou emocionado.

O presidente da Comissão Regional de Estância, Marcos Vinicius Mota, exaltou a iniciativa da entidade. “Essa é uma noite significativa para nós, pois estaremos deixando documental o registro tão sólido que a dra. Zilda representava para toda a advocacia de Estância”.

“Zilda era uma advogada que fazia da advocacia o seu sacerdócio. Ela era uma mestra de todos nós e uma pessoa de gentileza notável. Foi alguém que, efetivamente, nos ensinava no dia a dia com seu trato, seu zelo e sua forma tão respeitada a qual tratava os advogados”, disse.

A conselheira federal da OAB Sergipe, Glícia Salmeron, se emocionou na ocasião. “Algumas pessoas não sabem, mas minha relação com Zilda não é dessa vida apenas; temos uma relação de almas. Ela era incansável e dar seu nome à Regional é algo que me honra e me emociona”.

Confira a reunião ordinária aqui!