Última sessão do Conselho Seccional da OAB/SE foi de muita emoção e agradecimentos

O clima da sessão do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, dessa segunda-feira, 20, foi de muita emoção. Os conselheiros seccionais se reuniram pela última vez neste ano de 2021 e aproveitaram para agradecer. O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, foi o primeiro a demonstrar gratidão por todo o período à frente da atual gestão.

“Quero agradecer primeiro a Deus, por estarmos vivos. Sabemos que passamos por momentos muito difíceis, principalmente a advocacia sergipana e os colaboradores da OAB, que muito trabalharam juntamente com a gestão neste período de pandemia. Perdemos entes queridos neste período de pandemia, aqui no Conselho tivemos colegas que tiveram a doença de forma grave tendo que ir para a UTI, a exemplo de Dr. Douglas Alessandro e Dra. Aída Campos, mas conseguimos com todas as orações nos mantermos vivos neste período terrível de saúde pública. Sabemos o quanto tivemos presentes ao lado daqueles advogados que mais precisaram da OAB durante a pandemia”, revelou.

De acordo com Krauss, foi um período em que a advocacia estava empobrecida, sem trabalho, e nessa época em que os Fóruns estavam fechados foram entregues mais de mil credenciais. “Nós estávamos lá, presentes, cobrando a reabertura dos prazos, a realização das audiências, instituímos uma Central de Alvarás para que minimizasse os problemas não só dos advogados e das advogadas, mas como das partes também, porque muitas das partes precisaram daquele valor levantado através da Central de Alvarás”, disse.

Inácio Krauss também lembrou que todos os benefícios oferecidos através da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAAASE) foram mantidos. “A CAASE fez o drive da vacinação dos advogados e seus dependentes”, pontuou. Ele afirmou ainda que mesmo com as dificuldades financeiras foram suspensas a cobrança de anuidades por um período.

Atuação constante

Ele também ressaltou o trabalho de todos que integraram a gestão. “As comissões não pararam de trabalhar, a Diretoria, os conselheiros, os presidentes de regionais. No período difícil para a advocacia estávamos em campo, ao lado da advocacia sergipana e também ao lado do cidadão, da cidadã. Trabalhamos em prol da sociedade, do meio ambiente, no combate aos honorários aviltantes, e em defesa das prerrogativas da advocacia quando eram desrespeitadas”, revelou.

O presidente da OAB/SE, lembrou o grande número de cursos oferecidos de forma gratuita para a advocacia. “Excelentes cursos e temos que reconhecer o trabalho da Escola Superior de Advocacia (ESA)”, afirmou.

Krauss revelou que a Diretoria sai da gestão, dos cargos, mas os seus integrantes continuarão advogados, amando a instituição e orgulhosos dos cargos que exerceram na OAB. “A gente sai com o dever cumprido, com a consciência tranquila de deixar a gestão mais plural, uma advocacia mais consciente de conquistas como a obrigatoriedade da paridade de gênero e cotas raciais, com a inclusão de 30%”, disse.

Conquistas

Conforme o presidente, a jovem advocacia também conquistou o seu espaço na política da OAB com a redução da cláusula de barreira. “Foram muitas as conquistas no âmbito da nossa seccional e do nosso Conselho Federal. O CFOAB foi combativo diante dos políticos que tentaram desvirtuar o papel institucional da OAB, muitos quiseram politizar de forma partidária a nossa instituição, sem saber quais são os papéis e objetivos da nossa OAB, sendo o principal deles a defesa da Constituição, a defesa da democracia e a luta pela igualdade. Obviamente estando à frente também das causas da advocacia, das causas inerentes a classe tão sofrida hoje, mas tenho certeza que a OAB sempre está lá para defende-la”, enfatizou.

Ao final, Krauss agradeceu a todos os que fizeram parte da gestão, aos colaboradores da OAB e principalmente a advocacia sergipana. “A advocacia sergipana esteve ao nosso lado e sabe o que nós fizemos por ela. O que vai ficar como marca da nossa gestão é o que nós fizemos durante o pior momento não só para a advocacia como também para a sociedade”, salientou.

Além do presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, também discursaram o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Combate ao Aviltamento de Honorários Advocatícios, Cândido Dortas; a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e conselheira seccional, Adélia Moreira Pessoa; o diretor-geral da ESA e conselheiro seccional, Kleidson Nascimento; a presidente da CAASE e conselheira seccional, Hermosa França; o presidente da Comissão de Direitos Humanos e conselheiro seccional, Robson Barros; o conselheiro e presidente da Comissão de Assuntos Legislativos, Arício da Silva Andrade Filho; a presidente da Comissão LGBTQIA+ e conselheira seccional, Môni Porto; o presidente da Comissão Regional de Estância e conselheiro seccional, Marcos Vinicius Mota Santos Silva; a vice-presidente da Comissão de Direitos Sociais e Segurança do Trabalho, Izadora Brito; e o presidente da Comissão Regional de Nossa Senhora da Glória, Edson Alexandre da Silva.

Confira a sessão do Conselho Seccional na íntegra acessando o nosso canal do YouTube.