OAB lança livro “O olhar contemporâneo sobre os métodos de resolução de conflitos: uma nova forma de ressignificar”

Na tarde dessa terça-feira, 22, a Ordem dos Advogados d Brasil, em Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem (CMCA), lançou o livro “O olhar contemporâneo sobre os métodos de resolução de conflitos: uma nova forma de ressignificar”. O evento ocorreu no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), e foi muito prestigiado, com transmissão ao vivo pelo Instagram da OAB (@oabsergipe).

A solenidade contou com as presenças da vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar; da presidente da CAASE, Hermosa França; da presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, Patrícia França; do ex-presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade; da vice-presidente da CMCA e organizadora da obra, Heidy Taiane Rocha Santos, secretária-geral da CMCA e organizadora da obra, Luciana Moraes; do representante da CMCA, José Hilton, da representante do NUMEC, Katiene Barbosa; da representante da comunidade acadêmica e de todos os convidados das 29 oficinas realizadas pela CMCA, Profª Dra. Daniela Costa; da representante dos colaboradores, procuradora de Justiça, Maria Conceição.

A obra foi organizada pelas integrantes da CMCA, Patrícia França Vieira (presidente), Heidy Taiane Rocha Santos (vice-presidente) e Luciana Moraes do Nascimento Argôlo (secretária-geral), e reúne artigos de profissionais consagrados nacionalmente sobre meios alternativos para solução de conflitos e matérias relevantes para a advocacia na contemporaneidade, a exemplo de Dulce Maria Martins, Patrícia França, Claudjany Maria Brito, Luciana Moraes Argôlo, Adolfo Braga Neto, Ana Luiza Isoldi, Daise Montargil Oliveira, Emanuela L. M. Barreto, Claudiréia Pinheiro, Clair de Fátima Munareto, Heidy Taiane Rocha, Bianca Martins Gomes, Patrícia Batista dos Santos, Alana Cardoso de Argôlo, Aline Pinto Marques, Juliana Gois de Souza, Robéria Silva Santos, Amanda Greff Escobar, Asdrubal Nascimento Júnior, Maria Conceição Rolemberg e Fernanda Silva Araújo.

No lançamento da publicação, Daniela Carvalho Almeida Costa, professora do Departamento de Direito da UFS, e Maria Conceição Figueiredo Rolemberg, procuradora de Justiça, foram as responsáveis por realizar a apresentação da obra, que é uma contribuição de advogados e advogadas que se comprometem diariamente com a propagação da cultura de paz.

Lançada em formato físico e digital, a publicação traz 17 artigos sobre assuntos diversos relacionados aos métodos extrajudiciais, como Advocacia Consensual no acesso à Justiça; Sistema Multiportas; Mediação como mecanismo de gestão de conflitos na governança das empresas familiares; Divórcio sob o olhar da Mediação Sistêmica Extrajudicial; Mediação comunitária como política pública; entre outros temas.

A vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, que na oportunidade representou o presidente da Ordem, Inácio Krauss, ressaltou a importância do livro e parabenizou a todos os membros da CMCA pela excelente atuação. “O livro é um trabalho brilhante que nasceu na Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da nossa OAB/SE, Comissão que fez um trabalho brilhante, belíssimo, fazendo que a mediação e os conflitos fossem atenuados através do diálogo e do estabelecimento da paz. Por maior que sejam as dificuldades a gente tem sempre que conciliar, pois é na mediação e no diálogo que a gente reencontra o equilíbrio”, disse.

Segundo ela, poder coroar o final da gestão com o lançamento do livro “O olhar contemporâneo sobre os métodos de resolução de conflitos: uma nova forma de ressignificar”, é de grande valia e é uma iniciativa que entra para os anais da Seccional.

O ex-presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, disse que a obra fica para história, é um marco para a OAB/SE, para a advocacia de Sergipe e para a comunidade de leigos. “Isso aqui é fruto de trabalho, de dedicação, de amor. Eu sei o quanto vocês se dedicam a essa causa e o quanto é difícil construir uma nova cultura jurídica no Brasil e imagine aqui no Estado de Sergipe, mas tem avançado, com sucesso e esse resultado é muito importante no final de uma gestão que fez tudo pela advocacia e pela nossa instituição e contribuiu com as Comissões, dando essa contribuição para a sociedade, para o avanço do Direito e para a comunidade jurídica. Quero parabenizar com muito fervor essa iniciativa”, salientou.

A presidente da CMCA, Patrícia França, agradeceu ao presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, a vice-presidente Ana Lúcia Aguiar e ao ex-presidente Henri Clay Andrade pelo apoio dado a ela e a Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem e também aos membros da CMCA.

Patrícia parabenizou a todos os organizadores e colaboradores da obra. “Obrigada por enriquecerem com as suas explanações e por contribuírem também para o incentivo das práticas colaborativas e que através de uma atividade de caráter educativo semearam sementes da paz”, ressaltou.

Como mensagem da junta organizadora ela leu a seguinte mensagem: “a educação transforma e a OAB como a Casa da Advocacia e da Cidadania entrega para a sociedade como um todo, sem distinção, um instrumento dessa educação transformadora, este livro que traz todas as atividades desenvolvidas pela Comissão nos dois últimos triênios e que é também um convite a todos e a todas a ressignificarem os conceitos e valores imprescindíveis para a tão sonhada pacificação social”, afirmou.

Confira o livro aqui: https://editoracriacao.com.br/wp-content/uploads/2021/12/livro-site.pdf