OAB Sergipe realiza atuação exímia em defesa da justiça social e dos direitos da pessoa humana

Nos últimos anos, foram inúmeras as frentes de trabalho desenvolvidas para a proteção dos direitos humanos à luz da Constituição Federal. Diuturnamente, a OAB Sergipe empenhou forte atuação para que houvesse no Estado a defesa da justiça social e da pessoa humana.

A Comissão de Direitos Humanos da Seccional, composta por quase 150 integrantes, atuou em diversos episódios em que existiram violações efetivas ou iminentes de garantias essenciais, adotando os procedimentos necessários à apuração dos fatos e à reparação do direito violado.

Além disso, a CDH realizou inspeções, instaurou processos, emitiu pareceres, firmou pactos sociais, mobilizou campanhas de doação e promoveu seminários e capacitações com o propósito de disseminar o conhecimento acerca dos direitos humanos e sociais.

“A Covid-19 trouxe brutais consequências, mas nossa a luta em defesa da vida e da dignidade humana começou muito antes. Nos últimos anos estive à frente da CDH e tenho orgulho em dizer que a Comissão atua diuturnamente”, diz o presidente da CDH, Robson Barros.

“Ao enfrentarmos contextos tão diferentes durante os últimos anos, imperou a necessidade de lutar cada dia mais, reafirmando o papel da OAB em defender permanentemente os direitos humanos. Foi um trabalho de muitas mãos; nós trabalhamos muito”, enaltece o presidente.

Ante ao cenário de enfrentamentos trazidos pela maior crise sanitária, a Comissão intensificou o trabalho, apesar dos óbices relativos à pandemia, e conseguiu estar à frente das trincheiras de salvaguardo da sociedade utilizando alicerces habituais: dedicação e coragem.

Exemplos disso foram a arrecadação de cinco mil litros de água para a população de Riachuelo; a vistoria a abrigos públicos municipais para pessoas em situação de rua na pandemia; a entrega ao STF de relatório sobre as mazelas do sistema prisional em Sergipe, dentre outras atuações.

O presidente da OAB Sergipe, Inácio Krauss, reafirma que embora os desafios trazidos pelo período pandêmico, a Seccional permaneceu essa luta humanitária. “Sei que muito foi feito. Atuamos diariamente para defender as garantias basilares do indivíduo: os direitos humanos”.

Confira algumas ações:

Abrigos públicos municipais para pessoas em situação de rua

Em maio de 2020, integrantes da Comissão de Direitos Humanos verificaram 2 abrigos públicos municipais para pessoas em situação de rua com o propósito de verificar a garantia dos direitos basilares da pessoa humana e o cumprimento das recomendações feitas pela OAB.

https://oabsergipe.org.br/blog/2020/05/06/comissao-de-direitos-humanos-da-oab-se-averigua-abrigos-publicos-municipais-para-pessoas-em-situacao-de-rua/

Impacto socioambiental causado pelo vazamento de petróleo

Em 2019, a OAB, desde que chegaram as primeiras manchas de petróleo no litoral, promoveu e participou de diversas ações com o objetivo não só de discutir a questão como também de buscar soluções para reduzir o impacto socioambiental causado pelo incidente.

https://oabsergipe.org.br/blog/2019/11/08/oab-se-realiza-e-participa-de-audiencias-publicas-e-de-missao-para-discutir-o-impacto-socioambiental-causado-pelo-vazamento-de-petroleo/

https://oabsergipe.org.br/blog/2019/12/19/site-the-brazilian-report-destaca-atuacao-da-oab-sergipe-no-caso-do-vazamento-de-petroleo-no-litoral-brasileiro/

Interdição do Cadeião

Em 2016, a Ordem ingressou com o pedido judicial de interdição do Cadeião. De acordo com a entidade, a unidade não era segura e apresentava estado de degradação humana e calamidade pública: com capacidade para 160 detentos, o Cadeião abriga mais de 500 presos.

 

“Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres”

A OAB/SE participou em novembro de 2021 da audiência pública relativa à criação da Unidade de Conservação do tipo Reserva Extrativista “Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres”. A Comissão está atuando para que os direitos sociais da comunidade das mangabeiras sejam preservados.

https://oabsergipe.org.br/blog/2021/11/03/oab-se-participa-de-audiencia-publica-sobre-a-criacao-da-unidade-de-conservacao-mangabeiras-irma-dulce-dos-pobres/

Ocupação João Mulungu

A CDH acompanhou a reintegração de posse, em maio de 2021, da Ocupação João Mulungu, localizada no Centro de Aracaju. Diante do fato, a Comissão estava elaborando um relatório, pois foram identificados irregularidades e abusos da força policial durante a reintegração.

https://oabsergipe.org.br/blog/2021/05/24/oab-acompanhou-reintegracao-de-posse-da-ocupacao-joao-mulungu/

 

Doação de alimentos aos afetados da chuva

Em julho de 2019, A CDH realizou doação de mantimentos à população sergipana afetada pelo grande volume de chuva nos últimos dias. A ação fez parte da campanha “OAB e CAASE Solidárias”, que arrecadou alimentos e roupas para doação.

https://oabsergipe.org.br/blog/2019/07/16/oab-e-caase-solidarias-comissao-de-direitos-humanos-realiza-a-primeira-doacao-de-alimentos-aos-afetados-da-chuva/

https://oabsergipe.org.br/blog/2019/07/19/oab-caase-solidarias-comissao-de-direitos-humanos-arrecada-e-doa-mais-de-cinco-mil-litros-de-agua-a-populacao-desabrigada-de-riachuelo/

 

Medidas do Poder Público Municipal e Estadual

Em ofício encaminhado ao Poder Público Municipal e Estadual, a Comissão e seus núcleos de atuação, expediu em março de 2020 recomendações sobre providências que deveriam adotadas em relação à prevenção e contingência da Covid-19.

Entre os informes recomendados, a apresentação de dados sobre a capacidade instalada para atendimento, na rede pública do município de Aracaju e do Estado, de pacientes acometidos ou possivelmente infectados; hospital de referência para atendimento da pandemia; etc.

https://oabsergipe.org.br/blog/2020/03/26/em-defesa-da-saude-publica-oab-solicita-tomada-de-medidas-por-poder-publico-municipal-e-estadual/

 

Pacto Estadual pela Promoção dos Direitos Humanos na Educação Básica

Em abril de 2019, a OAB lançou o Pacto Estadual pela Promoção dos Direitos Humanos na Educação Básica, que visa atuar na educação básica das redes pública e privada do Estado, disseminando e fomentando o debate sobre os direitos humanos e a promoção da paz.

https://oabsergipe.org.br/blog/2019/04/26/lancamento-de-pacto-estadual-pela-promocao-dos-direitos-humanos-na-educacao-basica-marca-abertura-de-simposio/

 

Pacto Universitário pelos Direitos Humanos

Em abril de 2018, o “Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos”, uma iniciativa do Ministério da Educação e da Justiça e Cidadania para promoção de atividades de ensino voltadas à proteção dos direitos humanos, foi lançado no Estado no plenário da OAB/SE.

https://oabsergipe.org.br/blog/2018/04/27/oab-se-atraves-da-comissao-de-direitos-humanos-promove-lancamento-estadual-do-pacto-universitario-pelos-direitos-humanos/

 

Proteção de profissionais de enfermagem

Após visita da CDH, a OAB/SE ingressou em maior de 2020 como amicus curiae em uma ação que solicitou maior proteção aos profissionais de enfermagem no Estado. A visita verificou riscos sérios aos profissionais, como restrição de EPIs, problemas no fluxo de atendimento; etc.

https://oabsergipe.org.br/blog/2020/05/20/relatorio-da-comissao-de-direitos-humanos-da-oab-se-e-cofen-embasa-acao-civil-publica-para-protecao-de-profissionais-de-enfermagem/

 

Mazelas dos presídios em Sergipe

Em 2018, a OAB entregou ao STF um relatório completo no qual apontava principais mazelas dos presídios em Sergipe. O trabalho foi desempenhado pela Comissão de Direitos Humanos, que realizou visitas em todos os presídios sergipanos, apurando dados oficiais do sistema.

https://oabsergipe.org.br/blog/2018/03/27/oab-se-entrega-relatorio-sobre-mazelas-dos-presidios-em-sergipe/

https://oabsergipe.org.br/blog/2017/01/26/em-audiencia-com-stj-oabse-reforca-pedido-de-interdicao-do-copemcan/

 

Serviço da Abordagem Social do Município de Aracaju

Em julho de 2019, foi realizado o Seminário sobre o Serviço da Abordagem Social do Município de Aracaju. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos.

https://oabsergipe.org.br/blog/2019/07/05/oab-se-participa-de-seminario-sobre-o-servico-da-abordagem-social-do-municipio-de-aracaju/

 

Comitê e do Mecanismo de Combate à Tortura

Em 2021, a OAB se reuniu com o Governo do Estado para requerer providências à implantação do Comitê e do Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura. Os órgãos foram criados pela Lei Estadual nº 8.135/2016 com o fito de monitorar os espaços de privação de liberdade.

https://oabsergipe.org.br/blog/2021/08/05/oab-vai-ao-governo-do-estado-implementacao-do-comite-e-do-mecanismo-de-combate-a-tortura-deve-ocorrer/

 

I Simpósio de Direitos Humanos e Interdisciplinaridade

O auditório lotado deu bem a dimensão da importância do tema e o interesse despertado pelo I Simpósio de Direitos Humanos e Interdisciplinaridade: Articulações no Enfrentamento aos Discursos de Ódio, realizado em abril de 2019, no auditório da CAASE.

https://oabsergipe.org.br/blog/2019/04/26/i-simposio-de-direitos-humanos-e-interdisciplinaridade-articulacoes-no-enfrentamento-aos-discursos-de-odio-e-realizado-com-sucesso/

 

Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos

2019 também foi marcado pela realização da 1ª Capacitação do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos. O evento foi aberto pelo presidente da Comissão, Robson Barros, e contou com as palestras dos advogados, Carlos Nicodemos e Camila Guedes.

https://oabsergipe.org.br/blog/2019/09/09/oab-se-realiza-1o-curso-de-capacitacao-do-sistema-interamericano-de-protecao-dos-direitos-humanos/

 

Transição dos profissionais da saúde do HUSE

A Comissão realizou em agosto de 2021 uma reunião com a Secretária Estadual da Saúde sobre o processo de transição dos profissionais da saúde do HUSE. A Comissão havia sido acionada por pacientes oncohematologicos que relataram o desligamento abrupto dos profissionais.

https://oabsergipe.org.br/blog/2021/08/17/oab-e-ses-acordam-pela-instalacao-de-um-processo-de-transicao-dos-profissionais-da-saude-do-huse/

 

Defesa do SUS

Em 2017, o Núcleo de Saúde da Comissão participou da audiência pública que abordou aspectos da privatização do SUS, realizada na Assembleia Legislativa do Estado, e colocou em discussão o modelo privado de gestão da saúde pública pretendido pelo Governo Federal.

https://oabsergipe.org.br/blog/2017/10/18/oabse-defende-sus-e-denuncia-precarizacao-da-saude-publica/

Manutenção e conserto de ventiladores pulmonares

Em 2020, a Comissão de Direitos Humanos (Núcleo de Saúde) firmou parceria com o Projeto Mechvent com o fim de somar esforços para o enfrentamento do Codiv-19 através do conserto e manutenção de ventiladores pulmonares – essenciais para salvar vidas.

https://oabsergipe.org.br/blog/2020/04/01/covid-19-oab-se-e-mechvent-somam-esforcos-para-manutencao-e-conserto-de-ventiladores-pulmonares/

 

Gesto de amor e solidariedade

Em gesto de amor e de solidariedade ao próximo, a OAB Sergipe reuniu voluntários em dezembro de 2021 para a 5ª edição da campanha de doação de sangue promovida, no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), pela Comissão de Direitos Humanos da entidade.

https://oabsergipe.org.br/blog/2021/12/14/5a-edicao-da-campanha-de-doacao-de-sangue-conclama-advocacia-para-gesto-de-amor-e-solidariedade/

 

Canabbis para uso medicinal

Em 2019, a audiência pública realizada pela OAB, que colocou em debate a regulamentação do uso medicinal da cannabis, contou com a explanação de três especialistas. Entre os temas debatidos, fitoterapia canábica, aspectos positivos e negativos sobre o uso medicinal, etc.

https://oabsergipe.org.br/blog/2019/10/08/em-audiencia-publica-especialistas-apresentam-principais-aspectos-do-uso-medicinal-da-cannabis/

 

Funcionamento ineficaz do SAMU

Em 2017, a OAB participou de um debate sobre o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Estado. De acordo com a CDH, o problema essencial no funcionamento do SAMU era o grande número de ambulâncias quebradas.

https://oabsergipe.org.br/blog/2017/07/21/saude-publica-em-pauta-oabse-discute-funcionamento-ineficaz-do-samu-no-estado/

Para conferir mais ações da Comissão, acesse https://oabsergipe.org.br/

Confira a lista de membros da CDH aqui: https://oabsergipe.org.br/comissoes/