Colóquio de Igualdade Racial debate a posição da advocacia contra o preconceito

A Comissão de Igualdade Racial da OAB Sergipe promoveu, na tarde da última quarta-feira (09), um colóquio que debateu a posição da advocacia contra o preconceito, tendo como facilitador o advogado e ativista do movimento negro, Lívio Zuzarte. O evento ocorreu no plenário da Sede e contou com a presença de representantes das Comissões que integram a Advocacia Preta em Sergipe.

O facilitador, que também compõe a Comissão de Igualdade Racial, discutiu aspectos da experiência sobre racismo e direito sob a perspectiva dos estudos do filósofo e professor universitário, Silvio Almeida. “Nos reunimos para trocar ideias acerca de racismo e direito, buscando alinhar conceitos e reflexões sobre a temática”, explica o Lívio Zuzarte.

Segundo o presidente da Comissão, Cézar Zuzarte, o colóquio foi um ponto de partida para discutir internamente pontos que geram questões de capacitação e formação da Advocacia Preta em Sergipe. “Estamos alinhados com outras Comissões que compartilham os mesmos interesses e estão na luta contra o racismo. Vamos ocupar cada vez mais espaços mostrando a força coletiva da Advocacia Preta sergipana”, declara.

O colóquio, dividido em três sessões, busca debater assuntos sobre temas raciais. No próximo encontro, serão abordados os ensinamentos de William Rodney sobre apropriação cultural e racismo e, na terceira parte, a Comissão debaterá o racismo recreativo como política cultural e a injúria racial na doutrina e na jurisprudência na visão de Adilson Moreira.

“Ao final, iremos confeccionar uma carta aberta à sociedade apresentando o posicionamento da advocacia sergipana na luta contra o preconceito”, conclui o presidente.

Formaram o dispositivo o presidente e a vice-presidente da Comissão responsável pelo evento, Cézar Zuzarte e Maria Pureza Neta, e a diretoria da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão, o presidente Airton Lima e a vice-presidente Joyciellen Santos.

Fotos Sara Florêncio
Por Innuve Comunicação
ASCOM OAB/SE