Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB Sergipe encerra programação comemorativa em evento memorável

“Eu quero o fim do assédio!” A frase entoada pelo grupo de mulheres presentes na noite de ontem (30/03), no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASE), reafirmou a potência da campanha da OAB Nacional “Advocacia Sem Assédio”.

Durante o mês de março, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), da OAB Sergipe, percorreu várias regionais promovendo uma programação focada no fortalecimento do movimento e na campanha nacional abraçada pela Seccional sergipana.

Representantes da pasta, da diretoria da OAB Sergipe, do Conselho Federal, da coordenadoria da mulher do TJSE e da advocacia sergipana participaram do encerramento da programação do mês da mulher, que contou com duas palestrantes convidadas: a presidente nacional da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Cristiane Damasceno, e da advogada que estuda a cultura negra, dos povos indígenas e africanos, Dandara Pinho.

Flávia Elaine expressa gratidão pela realização de um evento grandioso durante seu discurso.

A presidente da CDDM, Flávia Elaine, expressou a sua gratidão pelo trabalho realizado em parceria com a OAB/SE e CAASE. “Discutimos a violência de gênero em todas as nuances, as dificuldades enfrentadas, preconceitos, a participação da mulher na política e demais temas relacionados de acordo com cada região. Fizemos um trabalho belíssimo, coletivo e com muito propósito”, declara.

#AdvocaciaSemAssédio

Após o lançamento da campanha nacional, no dia 8 de março, todas as seccionais têm se movimentado em torno da campanha que tem ganhado força nas redes sociais. O uso da hashtag #AdvocaciaSemAssédio cresce cada vez mais.

De acordo com a OAB Nacional, eventos irão acontecer durante todo o ano. Em Sergipe não será diferente. A OAB/SE tornou-se a primeira Seccional a criar uma resolução que estabelece diretrizes para política de prevenção e enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e discriminatório – Resolução 05/2022.

“Nessa resolução nós criamos um comitê para que a ouvidoria, de forma sigilosa, receba as denúncias e dê o devido encaminhamento e apuração. É dessa forma que a gente vai fazer uma OAB sem assédio, discriminação e, acima de tudo, com respeito”, afirma Letícia Mothé, vice-presidente da OAB/SE.

Letícia Mothé e Cristiane Damasceno seguram a resolução que estabelece diretrizes para política de prevenção e enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e discriminatório.

Sob a percepção da conselheira federal e presidente da CMA, a advocacia e a diretoria da OAB/SE abraçaram a campanha nacional, mostrando o empenho e o engajamento da advocacia feminina sergipana. “Sergipe trouxe aqui uma grande surpresa sendo a primeira Seccional que cria um planejamento e um comitê para gerir essa temática, inclusive dentro da própria Ordem, expandindo a campanha por todo o estado através de um canal próprio de denúncias”, parabeniza a presidente, Cristiane Damasceno.

Após a programação solene, os participantes e convidados confraternizaram durante um coquetel, ao som de Lari Lima.

CONFIRA ALGUNS MOMENTOS:

Fotografia: Cleverton Ribeiro