Primeira edição do projeto “Crianças em Foco”: primeiros socorros e cuidados com os traumas psíquicos decorrentes de acidentes domésticos

Realizado pelas Comissões da Infância, Adolescência e Juventude e de Direito Sistémico, o projeto “Crianças em Foco” nasceu com o objetivo de trazer informações e debates acerca de temas que envolvem os direitos das crianças e dos adolescentes.

A primeira edição, que ocorreu na última quarta-feira (30/03), no plenário da OAB Sergipe, trouxe como tema “primeiros socorros e cuidados com os traumas psíquicos decorrentes de acidentes domésticos”.

De acordo com o Criança Segura Brasil, acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no país. A pesquisa realizada também identificou que, por ano, mais de 3.300 meninas e meninos morrem por esse motivo e outras 112 mil crianças são internadas em estado grave.

Segundo a presidente da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude, em vista do alto índice de mortalidade causada por acidentes domésticos, principalmente durante a pandemia, esta primeira edição veio conscientizar a sociedade em relação aos cuidados que devem ser tomados, pois 90% dos acidentes domésticos poderiam ser evitados com a aplicação das devidas medidas de prevenção por parte dos pais e cuidadores.

“Na palestra da Dra. Renata Machado vimos que existe ainda uma longa caminhada para mudarmos comportamentos que crescemos achando que eram normais, comportamentos que afetam diretamente no desenvolvimento psíquico, emocional e comportamental da criança. Queremos trazer a sociedade civil para as próximas edições, reforçando o debate acerca de um assunto tão importante”, destaca Thaisa Ribeiro.

Presenças
A mesa foi composta pela presidente da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude, Thaísa Ribeiro, pela presidente e vice-presidente da Comissão de Direito Sistêmico, Letícia Carvalho e Bruna Aragão. Também compuseram a mesa as convidadas palestrantes, Sâmara Fernandes, enfermeira obstetra, doula e especialista em cuidado materno-infantil, e a psicóloga clínica e parental, Renata Machado.

Fotografia: Alisson José
Por Innuve Comunicação
ASCOM OAB/SE