Posse da OAB/SE é marcada com a presença de autoridades e reafirmação de compromissos

A cerimônia de posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Sergipe (triênio 2022-2024) foi marcada por muita emoção, prestígio e comprometimento. A solenidade aconteceu na tarde do último sábado (14/05), no Hotel Vidam, com a presença de autoridades, membros dos Conselhos da Ordem, ex-presidentes, presidentes de regionais, autoridades do Legislativo, Executivo e Judiciário.

O dia marcou o início de um novo ciclo para a diretoria da OAB/SE e Caixa de Assistência dos Advogados, com discursos emocionados e diplomação de posse dos novos conselheiros. Durante abertura do evento, o presidente da Ordem dos Advogados Nacional, Beto Simonetti, parabenizou a nova gestão da seccional de Sergipe e destacou a importância do evento, ressaltando que a OAB/SE vem ganhando destaque no cenário nacional.

“Esse é um dos eventos mais importantes dentro do sistema OAB. O Conselho Federal vem testemunhar e trazer o desejo de uma profícua gestão, que essa nova diretoria, consiga avançar cada vez mais, trazendo benefícios maiores para advocacia desse estado com o apoio do Conselho Federal”, destacou.

O ex-presidente da Seccional de Sergipe e presidente da Comissão de Assuntos Institucionais, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, pontuou a parceria e comprometimento da nova gestão com a classe advocatícia e o entusiasmo dos novos membros em trabalhar para trazer melhorias à classe. Carlos Augusto também destacou a dedicação de Danniel Costa durante esses primeiros meses da gestão.

A vice-presidente da Seccional de Sergipe, Letícia Mothé, agradeceu aqueles que fizeram e fazem parte da sua caminhada na vida jurídica e destacou a força da mulher. “Sou jovem, tenho apenas 30 anos, e sou a vice-presidente mais nova de todas as seccionais da OAB a ocupar esse cargo. Isso é de suma importância para mim e mostra que sim, nós jovens temos capacidade, compromisso e podemos ocupar grandes cargos. Estamos construindo uma nova história nesses 87 anos de OAB/SE.

O momento de maior emoção foi o discurso do presidente Danniel Costa, que agradeceu a presença de todos que fizeram parte da sua trajetória e enfatizou a união da advocacia sergipana.

“A presidência da OAB não é uma conquista. É uma participação de um sonho coletivo que muito me deixa honrado e agradecido”, afirmou o presidente.

Danniel Costa deu ênfase ao projeto de interiorização e a diversidade da nova gestão: “Andamos juntos pelo Estado de Sergipe, ouvimos, acolhemos, lutamos e propagamos o novo. Nos tornamos a advocacia preta, a comunidade LGBTQIA+, viramos jovens advogados, advocacia sênior, formamos a Nova OAB e mostramos que era sim possível acreditar nesse sonho”.

Ainda no seu discurso, o presidente falou dos desafios para a jovem advocacia, da defesa das prerrogativas, da advocacia dativa e outros temas que demandam uma atenção especial.

Ao falar do novo momento da advocacia sergipana, o presidente enfatizou que o protagonismo seria exercido por todos os advogados e advogadas: “E registro que, no sistema OAB, Sergipe não é mais a terra de um só advogado. Aqui somos todos iguais e, a partir de agora, essa será sempre a terra da advocacia sergipana”.

Durante a cerimônia tomaram posse as diretorias da OAB, da CAASE e conselheiros seccionais, além da ouvidora-geral Roseline Morais e do procurador-geral, Leonardo Oliveira.

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Joice Carla