Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB/SE acompanha de perto atendimento pediátrico em Sergipe

A Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB/SE vem acompanhando com preocupação a situação relacionada à pediatria no estado.

Em reunião ordinária da Comissão que ocorreu no dia 16 de maio, diante dos inúmeros casos registrados na mídia local e demandas individuais trazidas relacionadas à falta de vaga de UTI para pacientes infantis, a Diretoria deliberou em caráter de urgência como agenda prioritária a pediatria.

Assim, no dia 17 de maio, início da primeira visita de inspeção ao Hospital e Maternidade Santa Isabel, foi constatada a superlotação do serviço de urgência, o qual contava com 4 pacientes graves em leitos de estabilização aguardando por vaga de UTI.

Na última quinta-feira, 2 de junho, a visita ocorreu ao Hospital da Criança, localizado na antiga Maternidade Hildete Falcão. A unidade foi recém-inaugurada pelo Governo de Sergipe. Os integrantes da Comissão foram recebidos pela superintendente, Catharina Correa.

O Hospital da Criança conta com novas instalações e aparenta oferecer conforto aos que ali procuram, com atendimento à baixa e média complexidade em pediatria. Havia uma equipe completa de pediatra clínico e outras especialidades; e incompleta de cirurgião-pediátrico, sendo constatada situação semelhante à do Santa Isabel, em relação aos leitos de retaguarda de UTI Pediátrica.

A alta complexidade em Pediatria, os casos mais graves e a UTI Pediátrica possuem como referência o Hospital João Alves Filho, próxima unidade a ser visitada pela Comissão, uma vez que a discussão gira em torno dos leitos de enfermaria e UTI Pediátrica.

A Comissão detectou, inclusive, uma criança de 3 meses entubada e outras duas aguardando vaga para a alta complexidade no João Alves. É bom frisar que os três estão sendo assistidos no Hospital da Criança, mas permaneciam aguardando vaga.

A última unidade a ser visitada será o Hospital Zona Sul, sob gestão da Prefeitura de Aracaju. Após a conclusão dos trabalhos de visitas às unidades com atendimento pediátrico, será feito um relatório com o panorama geral da situação pediátrica a ser encaminhado e entregue em reuniões com o Ministério Público Estadual, Conselho Regional de Medicina, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju.

Por Innuve Comunicação

ASCOM OAB/SE