Advocacia do Agreste celebra inauguração de auditório e gabinete odontológico em Itabaiana

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, promoveu nesta quinta-feira, 08, a inauguração da ampliação da sede da Regional Agreste, localizada no município de Itabaiana. Após a reforma e ampliação, a sede da Regional passa a contar com um consultório odontológico e auditório com capacidade para mais de 120 pessoas, além de uma ampla sala para reuniões administrativas.

Ao realizar a abertura do evento, o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, enfatizou a importância social da Ordem. “A OAB não é apenas uma instituição de classe, é uma entidade que defende os mais altos interesses da sociedade, que luta pelo respeito aos direitos humanos e pela justiça social. É por seu relevante papel de porta voz da cidadania que a Ordem foi merecedora do reconhecimento e da credibilidade que possui perante a população”.

Descrevendo a solenidade como um momento histórico para advocacia, Henri Clay ressaltou que logo nos primeiros dias de gestão, em 2016, recebeu um documento com mais de 200 assinaturas de advogados da região agreste pleiteando a reforma e ampliação da sede e, após uma visita as instalações, constatou a necessidade de melhorias e iniciou a busca por recursos.

“Hoje escrevemos história ao entregar aos advogados e advogadas da região um auditório amplo e funcional, que será utilizado para realização de cursos jurídicos, debates e solenidades de compromisso, e um consultório odontológico que representa a interiorização dos serviços oferecidos pela nossa Caixa de Assistência. É a materialização de sonho antigo da advocacia do agreste”, frisou Henri Clay.

Vice-presidente da OAB/SE e ex-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Inácio Krauss, recordou o trabalho realizado à frente da Caixa. “Quando estive na presidência da CAASE, promovemos a reestruturação do consultório odontológico em Aracaju. Nesta noite, a nova gestão da Caixa, amplifica esse trabalho ao ofertar para advocacia da região os procedimentos básicos e especializados de odontologia. Esta é uma grande vitória para os advogados!”, disse Inácio, ao pontuar que as novas instalações irão aglutinar profissionais das cidades próximas, sendo também um ambiente de congregação da classe.

Ana Lúcia Aguiar, presidente da CAASE, ressaltou que a obra foi realizada com recursos oriundos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA) e enalteceu a felicidade de apresentar aos profissionais um ambiente inteiramente novo.

“Hoje é um dia de alegria, principalmente por cumprir este compromisso de gestão no ano em que a CAASE completa 40 anos de existência, de promoção de qualidade de vida aos advogados. Nesta noite, entregamos mais uma prova deste trabalho: a sede da regional totalmente ampliada e, pela primeira vez, com o consultório odontológico. Agora, os colegas que se deslocavam até Aracaju para ter acesso aos nossos serviços, não precisarão mais sair de sua cidade em busca de atendimento, mostrando que não existem mais barreiras e Caixa também está presente aqui”, considerou Ana Lúcia.

Presidente da Regional, Leonardo Chagas, fez um discurso de agradecimento ao empenho da OAB, CAASE e todos os profissionais envolvidos no projeto que deu origem a nova sede. “A advocacia do agreste aguardava ansiosamente por este dia. Está é uma conquista simbólica, um marco para nossa gestão. Uma obra que deu funcionalidade a nossa sede, que aproximará os profissionais. Por isto e por tudo que está por vir, tenho certeza de que estamos no caminho certo”.

Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, foi o primeiro presidente da Regional Agreste e relembra o início das atividades da OAB em Itabaiana. “É uma alegria para mim, enquanto advogado, estar participando desta solenidade que mostra a evolução da Ordem neste município. Recordo da época em que presidi esta Regional, era uma sala pequena, de aluguel, e vejo o quanto a OAB progrediu por entregar hoje uma estrutura a altura dos advogados”.

Presente ao evento, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, destacou a parceria entre a OAB e o município, que resultou na doação do terreno para construção da sede. “Fico imensamente feliz com esta parceria que firmamos anos atrás e agradeço a todos que compõem a Ordem dos Advogados pelo trabalho que promovem em prol da sociedade sergipana. Reconheço a importância da ampliação da sede para dar maior comodidade aos operadores do direito e deixo aqui meus parabéns à OAB por esta obra tão relevante para advocacia”.

Conquista para Advocacia

Advogada atuante na região agreste há quatro anos, Luciana Vieira, se surpreendeu com a qualidade do ambiente entregue aos profissionais. “Visitei o novo espaço e posso afirmar que foi uma grata surpresa. A Seccional está de parabéns por oferecer aos advogados do município e das cidades circunvizinhas uma sede como esta”.

Natural de Itabaiana, o advogado Alexandre Alves falou sobre a satisfação de notar que a OAB esta sempre buscando proporcionar melhorias para advocacia do interior. “Nós, advogados militantes na região agreste do Estado, recebemos com imensa alegria esta obra tão importante para advocacia. Uma obra que trará desenvolvimento profissional, pois com o novo auditório teremos acesso aos cursos da ESA, além de trazer os serviços da Caixa de Assistência e ambiente agradável para os advogados que precisarem atender algum cliente. Somos muito gratos à OAB por esta obra”, afirmou Alexandre.

Na visão da advogada Maria Rosa Machado a ampliação trará mais oportunidades para advocacia do agreste. “Atuo há três anos na região e fico extremante feliz de participar deste evento, de presenciar essa conquista para os advogados e advogadas que labutam em Itabaiana e nos municípios vizinhos. Com este novo espaço, teremos acesso a qualificações que são importantíssimas para nosso engrandecimento profissional”.

Para o advogado Johnatas Aragão a reforma deu a sede um ar mais receptivo. “A Regional ficou bastante moderna, confortável e acolhedora. Certamente mostra a atenção e o valor que a OAB dá a advocacia do interior”.

Jaqueline Santana é advogada há cinco anos e fez questão de comparecer ao evento por considerar a reinauguração um marco para advocacia. “A sede está funcional, muito bem equipada para atender os profissionais. Esta ampliação é o que advocacia da região estava precisando para se desenvolver ainda mais”.