Posse da OAB/SE é prestigiada por diversas autoridades do país

Aracaju – Uma noite histórica e memorável. Assim podemos resumir a posse oficial das diretorias da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) e da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAA/SE) que aconteceu na noite desta quinta-feira (28) no Teatro Tobias Barreto. Notável a presença dos advogados e advogadas sergipanos, membros das diretorias institucionais, bem como representantes de outras seccionais, do Conselho Federal da OAB, de autoridades dos três Poderes da República. Uma grande festa de resgate e de democracia.

Não à toa, o discurso cheio de eloquência e emoção do empossado presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, foi acompanhado de longos aplausos e, inclusive, de gritos “ô, o Henri Clay voltou!” a plenos pulmões do grande salão repleto de representantes da advocacia sergipana. E o respeito a este dia histórico ficou marcado nas falas de diversas autoridades e representantes que fizeram questão de deixar sua impressão da posse:

O ex-presidente do CFOAB, o sergipano Cézar Britto, disse: “a advocacia sergipana acertou ao escolher Henri Clay como seu presidente, pelo tempo que estamos vivendo. Eu chamo este tempo de ‘tempo das máscaras caídas’, em que as pessoas se revelam quem verdadeiramente são. De um preconceito, de um conservadorismo muito grande na política brasileira. Tudo isso exige da Ordem um desafio de enfrentamento com a coragem de defender o que está na lei, doa a quem doer, desagrade a quem desagradar. E é por isso que neste ‘tempo das máscaras caídas’ um presidente experiente”. O também ex-presidente do CFOAB, Roberto Busato, corroborou: “acredito que é uma simbologia muito forte o retorno do Henri Clay. Em sua primeira gestão eu fui presidente do Conselho Federal e ele foi um grande presidente. Acredito que Henri Clay, como ele mesmo prometeu na tribuna, está renovado e preparado para cumprir um terceiro mandato de forma brilhante”.

Cláudio Lamachia, vice-presidente do CFOAB, ressaltou a vasta experiência do novo presidente da OAB/SE. “Tenho certeza que ele saberá administrar os anseios da advocacia local, principalmente na defesa das prerrogativas da advocacia e no plano federal daremos todo respaldo a esta importante seccional e daremos nossa contribuição no campo da cidadania”. Antônio Oneildo, tesoureiro do CFOAB, disse estar honrado em participar: “Henri Clay é uma grande liderança, que capta como poucos o sentimento da advocacia. Conhece as angustias e também a pauta republicana que a advocacia constrói”. Importante ressaltar a presença de Thiago Diaz, presidente da OAB/MA, Marcelo Mota, presidente da OAB/CE e Luiz Cláudio Chaves, ex-presidente da OAB/MG.

 

Aurélio Belém do Espírito Santo, secretário-geral da OAB/SE, falou: “estou extremamente feliz e todos meus colegas dirigentes de Ordem. O presidente Henri Clay exala felicidade. Foi a criação de um projeto construído coletivamente”. Maria da Purificação Vieira, secretária-adjunta, afirmou estar surpresa com a receptividade e espera corresponder as expectativas. Sandro Mezzarano, diretor-tesoureiro da Seccional detacou “hoje pontuamos na história da OAB/SE um novo marco, o marco do resgate de uma OAB/SE protagonista das causas sociais e defensora das prerrogativas dos advogados. Inácio Krauss, vice-presidente eleito, detacor que a nova diretoria vai trabalhar coletivamente.

Diversos presidentes de seccionais estiveram presentes para a posse de Henri Clay. A exemplo de Felipe de Santa Cruz, presidente da OAB/RJ, “é uma grande alegria, são grandes colegas que tem muito prestígio no sistema OAB. A prova está na representatividade deste evento. Tenho certeza que será uma gestão coroada de êxito”. Paulo Coutinho, da OAB/RN, concordou: “o significado de estar aqui é homenageá-los com a presença do Rio Grande do Norte. A advocacia do Nordeste precisa se unir e acho que esta participação é o que faz estreitar estes laços”. Homero Mafra, da OAB/ES, falou: “quem conviveu e convive com Henri Clay e Cézar Britto, sabe o que eles representam no cenário nacional. Vim para esta posse é motivo de alegria e é quase que uma obrigação de todos nós, porque os dois são líderes da advocacia. Estamos aqui para homenageá-los”.

A ministra do TST, Delaíde Alves, reservou um tempo do seu planejamento de gabinete para prestigiar a posse da OAB/SE. “O Henri Clay tem uma enorme folha de serviços prestados à advocacia no Conselho Federal, é uma pessoa muito dedicada e que presta esse relevante serviço para a classe. Minha vinda é uma forma de reconhecimento, este é um momento muito delicado, de crise, em que os advogados – como todo cidadão brasileiro – passam, mas vamos superar. E a gestão do Henri Clay vai contribuir para isto”.

O presidente do TJ/SE, Luiz Mendonça, ressaltou o tripé da Justiça formado pela Magistratura, o Ministério Público e a Advocacia: “sabe-se que Sergipe tem uma Justiça de excelência. Isto passa por um MP de excelência e uma advocacia altamente qualificada. Esse conjunto deve ser harmonioso, de entendimento e de colaboração, para que todos possam desenvolver seu trabalho com respeito, mas principalmente com condições. Vemos com muita alegria e muita felicidade ao ver Henri Clay à frente da OAB/SE”. Clóvis Barbosa, presidente do TCE e ex-presidente da OAB/SE, disse que a OAB sempre foi sua escola. “Para mim é uma emoção muito grande participar desse momento histórico em que Henri Clay assume os rumos da instituição e eu, particularmente, estou me sentindo em casa. Espero que a Ordem, sob sua presidência, cumpra com seu dever institucional de defender a constituição e as prerrogativas da profissão”.

O governador de Sergipe, Jackson Barreto, que também é advogado, disse: “nós já sabemos do seu trabalho e estamos torcendo para que a nova gestão continue nessa orientação de uma instituição cidadã que sempre mereceu respeito do povo brasileiro, pela história relevante que sempre prestou ao país. Compreendemos seu papel na defesa das prerrogativas do advogado, sobretudo porque é uma instituição cidadã”. José Carlos Machado, vice-prefeito de Aracaju, ressaltou a importância da OAB: “a Ordem tem história nas lutas sociais, ao lado do que afeta de forma mais contundente a democracia brasileira. Desejo ao presidente que assume votos de uma administração profícua e que ele possa, neste mandato, superar o mandato que ele fez há alguns anos atrás”.

O deputado federal, Antônio Carlos Valadares Filho, “a OAB em Sergipe sempre prestou um trabalho relevante de defender bandeiras de interesse da nossa sociedade. Não tenho dúvidas que o presidente Henri Clay sempre teve esse compromisso histórico e terá ao lado de sua diretoria”.

Georgeo Passos, deputado estadual, conclamou a união da advocacia “em prol da sociedade e das garantias que existem na constituição. Esta nova gestão saberá conduzir e toda sociedade terá bons frutos à colher”. O advogado e presidente da TV Sergipe, Albano Franco, “tenho certeza no sucesso e no êxito de Henri Clay e sua equipe, num momento em que precisamos de muito equilíbrio, responsabilidade e principalmente espírito público pensando em Sergipe e no Brasil”.