Ações em luta do fortalecimento da jovem advocacia marcam atual gestão da OAB/SE

Em reunião com jovens advogados do Estado, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Sergipe – OAB/SE, Henri Clay Andrade, reafirmou nesta sexta-feira, 04, o compromisso da entidade com a promoção do respeito, da defesa e do fortalecimento da jovem advocacia e com a implementação de uma política institucional que apoie o advogado no início da carreira.

De acordo com Henri Clay, a entidade envidará esforços para o cumprimento de um plano de gestão que garanta a proteção das prerrogativas e a efetiva participação dos jovens advogados na OAB. “A política que nós implementaremos para a jovem advocacia é uma das prioridades de nossa gestão, além da defesa das prerrogativas e da valorização da advocacia do interior”.

Na ocasião, o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SE, Vitor Lisboa, lembrou que o diálogo já é uma das principais marcas da atual gestão da entidade. “Nós não queremos fechar a Comissão em torno dela mesma. Ela continuará dialogando diretamente com a jovem advocacia do Estado: esse é um processo de construção coletivo e permanente”, asseverou.

No encontro, o presidente da OAB/SE colocou em debate as propostas da campanha eleitoral da atual gestão da entidade para o jovem advogado: a implementação do piso salarial da advocacia de Sergipe, através de Lei Estadual; a ampliação da anuidade progressiva; e a criação do “meu primeiro escritório”, dos “escritórios compartilhados” e do “site das oportunidades”.

No momento, Henri Clay relembrou que a atual gestão já cumpriu, em janeiro deste ano, o compromisso de ampliar a anuidade progressiva da OAB/SE. Além disso, o projeto da nova sede da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe terá espaço para os novos escritórios e o “site das oportunidades” já está em processo de criação e será lançado nesse semestre.

Na ocasião, foram empossados a vice-presidente da Comissão, Ercília Manuela Garcez Vieira Santos, e o secretário-geral da Comissão, Norman Davi Freitas de Araújo Filho.

Confira os depoimentos dos jovens advogados:

“A importância do encontro é aproximar os jovens advogados à Ordem, uma entidade que nos representa e pode nos defender em qualquer momento da nossa vida profissional. Além disso, esse é um espaço para trazer os desafios do dia a dia forense para que a OAB/SE possa nos ajudar a exercer a profissão. Está sendo difícil para o jovem advogado“, Wellington Tadeu Filho

“Esse é o primeiro contato que estou tendo com a Ordem. Ingressei há pouco tempo na OAB e hoje eu me senti muito motivada. Gostei das propostas e do novo formato que está sendo discutido para a entidade: a participação do jovem advogado. É isso o que a gente quer da Ordem, esse apoio e esse acolhimento”, Fernanda de Souza Santos Bittencourt.

“O encontro foi extremamente interessante e proveitoso, principalmente por discutir sugestões da jovem advocacia para serem implantadas agora. Hoje, há muito empecilho para a advocacia dativa, todos nós esperamos muita inovação”, Claúdia Goes Amaral.

Conheça as propostas:

• Ampliação da anuidade progressiva: redução de 50% para advogadas e advogados recém ingressos na OAB, 40% para o segundo ano, 30% terceiro ano, 20% quarto ano e 10% no quinto ano de inscrição na OAB/SE.
  • Piso salarial da advocacia de Sergipe, através de Lei Estadual, tendo como parâmetro de discussão o Projeto de Lei 6689/2013, em tramitação na Câmara dos Deputados, a ser deliberado pela classe em março de 2016, durante a I Conferência Estadual da Jovem Advocacia.
  • Meu primeiro escritório: estabelecer parcerias com instituições financeiras para adoção de subsídios que viabilizem a estruturação necessária para escritório de advocacia.
  • Escritórios compartilhados: construção de escritórios de advocacia para advogados e advogadas que não possuem escritório próprio, para agendamento e atendimento a clientes, consultas jurídicas e jurisprudenciais e peticionamentos.
  • Site de oportunidades: advogadas e advogados devidamente cadastrados no site com apresentação das suas áreas de atuação profissional terão os seus serviços especializados divulgados e disponibilizados para parcerias e correspondências nacionais e internacionais.