“A equidade de gênero só ocorrerá se nós, mulheres e homens, lutarmos por isso”, conclama a presidente da Escola Superior de Advocacia de Sergipe

Durante a entrega da Medalha Quintina Diniz, realizada pela Assembleia Legislativa de Sergipe, a diretora-geral da Escola Superior de Advocacia de Sergipe (ESA), Adélia Pessoa, conclamou nesta segunda-feira, 21, a sociedade sergipana a se envolver no combate diário pela efetivação da equidade de gênero. “A igualdade só ocorrerá se nós, mulheres e homens, lutarmos por isso”.

Homenageada por sua atuação combativa, Adélia que foi ex-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, afirmou, em seu discurso, a necessidade da luta cotidiana contra o preconceito e a violência contra a mulher. “Não aceitamos desculpas que impeçam a nossa busca por igualdade”, asseverou Adélia.

Também homenageada pela Assembleia, a vice-diretora da ESA, Valdilene Martins, afirmou que luta do feminismo é pela igualdade de gênero e não é uma luta exclusiva da mulher. “Esse é um combate da humanidade. Se Quintina Diniz, que à época não contava com a estrutura que nós temos hoje, não desistiu, nós não temos a opção de desistir. Sigamos”, ressaltou.

Participaram da solenidade o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, e o vice-presidente da entidade, Inácio Krauss. Para Henri Clay, a entrega da medalha é o reconhecimento de um trabalho dedicado a uma causa civilizatória. “Essa é uma homenagem justa a duas mulheres e advogadas sergipanas que se dedicaram brilhantemente a uma causa de todos os séculos”.

Além de Adélia e Valdilene, foram agraciadas com a Medalha Quintina Diniz a juíza, Adelaide Moura; a secretária de Estado da Mulher, da Assistência e Inclusão Social do Trabalho, dos Direitos Humanos e da Juventude, Marta Leão Vasconcelos; a jornalista e professora, Claudeiza Freire Siqueira; a professora de Licenciatura em Letras Neolatinas, Maria Hemínia Caldas; a assistente social, Maria Helena Santana Cruz; e a deputada estadual, Silvia Caldas.