Mês da Mulher: Regional Itabaiana recebe caravana da OAB/CAASE

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), por meio da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAA/SE), realizou nesta terça-feira, 22, em Itabaiana, mais um dia da caravana às regionais pela valoração das mulheres.

O evento contou com a presença de grande número de advogadas e outras autoridades judiciárias da região, que puderam discutir as múltiplas dimensões da mulher contemporânea. Com o auditório do Instituto de Música lotado, os participantes discutiram sobre a participação e ocupação efetiva da mulher nos espaços na sociedade, bem como a maior inserção da mulher contemporânea no mercado de trabalho.

As advogadas também puderam apresentar sugestões para a melhoria das condições de atuação da mulher advogada no Estado e sanar dúvidas. Segundo a presidenta da CAA/SE, Ana Lúcia Aguiar, “o objetivo do projeto é encurtar distâncias e promover a integração com as Regionais da Ordem, trazendo a advocacia sergipana”, comentou ela.

O presidente da Regional de Itabaiana da OAB/SE, Leonardo Chagas, elogiou a valorização dos advogados do interior do estado, ao levar temas importantes para a classe. “Vemos com bons olhos esse tipo de iniciativa, pois alcança os advogados que militam no interior. Considero como de extrema importância, porque democratiza o exercício de representação da classe junto à Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe. Esses eventos de confraternização são uma demonstração da proximidade com os advogados do interior”, ratificou.

Na oportunidade, foi exibido o documentário “A Filha da Índia” e, em seguida, houve um debate amplo sobre o mesmo, onde a presidente da ESA/SE, Adélia Pessoa, disse: “a mulher de hoje não quer só flores, apesar disso ser muito bom também, é preciso refletir sobre os mitos culturais que existem na sociedade, a mulher quer o direito à participação no exercício dos direitos humanos e liberdades fundamentais, seja no campo político, moral, patrimonial, social, cultural, econômico, civil, ou em qualquer outro”.

Logo após o cine debate, houve apresentação do Coral Advocanto, seguido de coquetel e sorteio de brindes, além da presença do veículo CAA/SE Saúde durante todo evento, auferindo pressão e oferecendo sessão de massoterapia, o que tornou o ambiente da confraternização descontraído e fraterno para as juristas, num claro sentimento de estímulo à cooperação entre as profissionais da área.

O evento contou com a presença de advogadas que são referências na advocacia sergipana como Maria da Purificação (Secretária Geral Adjunta da OAB/SE) que parabenizou a iniciativa da CAA/SE, e disse ser essencial que as duas entidades mantenham o diálogo franco e os objetivos compartilhados com os advogados de todo o Estado, assim como Rosana Scandian (Secretária Geral da CAASE), Vivalda Brasil (Diretora Regional da CAASE em Itabaiana), dentre outras, além da magistrada do TRT, a Juíza Gilvânia Resende, que  abrilhantou a tarde prestigiando o evento com a sua presença.

Para Jussymara Lobato, advogada da região “é necessário louvar esta iniciativa, pois reforça o papel institucional da Seccional Sergipe em interiorizar suas ações ao trazer cursos e eventos para as regionais”, destacou. O compromisso da Ordem é encurtar distâncias, levando oportunidades de atualização e cooperação mútua.