OAB/SE vigilante à promoção da cultura e da preservação do patrimônio histórico do Estado

Em reunião com representantes da Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, Henri Clay Andrade, afirmou nesta terça-feira, 19, o compromisso da entidade com a preservação do patrimônio histórico e o incentivo à visitação, à democratização e à ampliação da visibilidade dos museus sergipanos.

De acordo com ele, as ações do Memorial da Advocacia Sergipana, durante a 14ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus, serão intensificadas. De 16 a 22 de maio, a OAB/SE promoverá maior incentivo à visitação ao Memorial e à aproximação da advocacia e da sociedade do Estado com o patrimônio histórico e cultural da Ordem.

Para o secretário de Cultura, Neu Fontes, o apoio e a participação da OAB/SE na 14ª Semana Nacional de Museus representam o olhar vigilante da nova gestão da Ordem à promoção da cultura no Estado de Sergipe. “Ver uma entidade como a OAB preocupada com esse tema faz com que a Secretaria não se sinta mais sozinha. Nós não estamos mais em uma ilha”, disse.

Presente à reunião, a curadora do patrimônio da OAB/SE, Manuella Maria Vergne de Cardoso, colocou em discussão as principais diretrizes e metas para a Semana. “A nossa proposta é de incentivar a preservação do patrimônio no Estado de Sergipe e utilizar a Ordem como uma instituição que busca incentivar e divulgar a cultura sergipana através do Memorial”.

Participaram também do encontro, o colaborador da OAB/SE, Alonso Júnior; o coordenador de publicações da ESA, Caio Dória; e a coordenadora dos museus da Secretaria, Marta Soraia.