Presidenta da CAA/SE prestigia lançamento de livro do desembargador Edson Ulisses

Na noite desta terça-feira (19), a presidenta da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAA/SE, Ana Lúcia Aguiar, participou do lançamento do livro ‘Sabedoria Popular’ do escritor e desembargador Edson Ulisses de Melo. O evento foi realizado no Museu da Gente Sergipana, no Centro de Aracaju. “É um primor a compilação de conhecimentos da sabedoria popular presente neste livro do nosso querido amigo Edson Ulisses. Leitura indispensável para quem deseja entender e conhecer mais sobre as expressões que retratam o costume e a cultura de um povo”, ressaltou Ana Lúcia.

“Quando eu era criança, sempre que minha mãe me chamava para estudar dizia ‘que a lenha verde pouco acende, e quem muito dorme pouco aprende’, ou seja, era um estímulo para que nós acordássemos cedo para estudar. Além desse, ela também usava outros adágios como ‘quem se mistura com os porcos, farelo come’, entre outras expressões que realmente retratam a sabedoria popular. Com esse livro desejo que os leitores mergulhem nesta cultura, que é de todos nós, e que deve ser transmitida de geração a geração”, destacou o desembargador Edson Ulisses.

A obra, que buscou materializar a sabedoria popular e toda a importância desse saber anônimo, que é transmitido através de gerações seja por versos, jargões, ditados, bem como em manifestações musicais, teve a coordenação editorial do jornalista Ademar Queiroz. “Uma característica marcante da personalidade do desembargador Edson Ulisses é a de referenciar a cultura popular em suas atividades cotidianas, legitimando seu espírito democrático ao compartilhar seus conhecimentos dentro dos princípios da ética e da simplicidade. Num convívio próximo, quando presidente da OAB Sergipe entre os anos de 1995 e 1997, e eu, seu assessor de imprensa, era admirável ouvi-lo, seja discursando ou argumentando em textos de entrevistas, ao utilizar essa sabedoria popular mesclada aos rebuscados termos jurídicos”, disse Ademar.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), Henri Clay Andrade, também prestigiou o lançamento. “A sabedoria popular é o oráculo dos prudentes e o autor teve a sensibilidade de agregar em um livro as maiores mensagens do ditado popular. E ver a sabedoria popular registrada em um livro, cujo autor é um desembargador do Tribunal de Justiça, isso é de um simbolismo muito marcante. Esta obra faz o reconhecimento público do valor indescritível da sabedoria popular e só tenho que parabenizá-lo pelo belíssimo trabalho”, disse Henri Clay.